14/03/2025

Semana de Filosofia da UFPB - 2025

Campus I - UFPB

A comissão organizadora da Semana de Filosofia da UFPB convida os pesquisadores internos e externos à UFPB, de todos os níveis, para submeterem seu trabalho sob a forma de resumo. A temática do evento é livre, e serão avaliadas propostas de comunicações e mesas-redondas. O evento correrá presencialmente no CCHLA, Campus I da UFPB, em João Pessoa, no período de 17/03 a 21/03/25, e o prazo para submissão dos trabalhos é até 23/02/2025. As submissões de comunicação serão avaliadas pelo comitê científico de evento e a aceitação da proposta dependerá, respeitando limitações de tempo e estrutura física, de (a) relevância do tema ao estado de arte da literatura, (b) concisão e clareza argumentativa e (c) referencial teórico adequado. O aceite da proposta será divulgado na semana seguinte ao prazo de submissão e os trabalhos serão organizados em seções de acordo com as grandes áreas da filosofia. 

Inscrições em: SigEventos UFPB

 

INFORMAÇÕES

Dos trabalhos:

a) As modalidades de trabalhos que podem ser submetidos são "Comunicação" e "Mesa-redonda";

b) O tempo disponibilizado para comunicações é 30 minutos, consistindo em 20 minutos para apresentação e 10 minutos para perguntas e discussão;

c) O tempo disponibilizado para mesas-redondas é 1hora, consistindo em 45 minutos de apresentação e 15 minutos para perguntas e discussão.

Das submissões:

a) A submissão de proposta de comunicação deve ser feita até o dia 23/02/2025. A submissão consiste no envio de um arquivo doc. ao e-mail avl@academico.ufpb.br . 

   a.1) O arquivo doc. deve conter os seguintes dados: Nome completo; Formação, Curso e Instituição de Ensino (por ex., Graduando em Filosofia, UFPB); Título do trabalho; 3 Palavras-chave;  Resumo de até 500 palavras.

b) Será aceito apenas uma comunicação por autor;

c) Comunicações podem ter no máximo dois autores;

d) A submissão de proposta de mesa-redonda deve ser feita até o dia 23/02/2025. . A submissão consiste no envio de um arquivo doc. ao e-mail avl@academico.ufpb.br;

   d.1)  O arquivo doc. deve conter os seguintes dados: Nome completo de 3 participantes; Formação, Curso e Instituição de Ensino de cada participante (por ex., Graduando em Filosofia, UFPB); Título da mesa-redonda; 3 Palavras-chave;  Resumo de até 500 palavras descrevendo o tema da mesa.

e) A apresentação de trabalho só poderá ser feita exclusivamente pela(s) autoras(s) do trabalho. 

Do aceite e avaliação:

a) Os resumos das propostas de comunicação e de mesa-redonda serão avaliadas pela comissão científica do evento;

b) Os resumos das propostas de comunicação e de mesa redonda serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: (a) relevância do tema ao estado de arte da literatura (2 pontos), (b) concisão e clareza argumentativa (2 pontos) e (c) referencial teórico adequado (2 pontos), recendo nota máxima de 6 pontos, e serão considerados "recomendado" ou "não-recomendado".

c) Uma proposta será aceita se (1) for recomendada por dois pareceristas e for classificada seguindo uma ordem decrescente de nota para uma seção temática do evento.

d) O aceite ou rejeição do trabalho será divulgado por e-mail.

Da inscrição:

a) Uma participante pode se inscrever no SIGEVENTOS como "Ministrante", em caso de apresentação de trabalho e "Ouvinte", em caso de participação sem apresentação de trabalho;

b) Para propósitos de certificação, um participante "Ministrante", mesmo com o aceite do evento, deve se inscrever no SIGEVENTOS, com pena de não receber certificado em caso do não cumprimento deste item;

c) O participante inscrito como "ouvinte" só receberá certificado (com carga horária de 35h), em caso de ao menos 70% de presença (4 dias). 

d) Um participante pode se inscrever em ambas as modalidades, "Ministrante" e "Ouvinte". 

e) Em casos de trabalho em coautoria, só receberá certificado o(s) autor(s) que participe da apresentação do trabalho.

f) Discentes do curso de Filosofia podem se inscrever na Equipe Organizadora do evento na modalidade "Mediador", pare mediar seções de comunicação.

 

Link: https://sigeventos.ufpb.br/