Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Adentrar ao Recife pelo fim, como o anjo da história

André Ricardo Dias

Professor de Filosofia junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE. Docente permanente do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFPR) no núcleo IFSertãoPE.

26/09/2024 • Coluna ANPOF

– Em alusão ao XX Encontro da Anpof sediado na cidade em setembro de 2024 No Parque das Esculturas Francisco Brennand[1], erguido sobre o molhe da bacia do Pina em seu encontro com o oceano Atlântico, um complexo de esculturas perfaz uma obra plástica e arquitetônica marcadora da virada do milênio. Garças, (…)

Homenagem a Giorgio Agamben

Daniel Arruda Nascimento

Professor da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo

05/09/2024 • Coluna ANPOF

Aproveitando o ensejo do filósofo ítalo-armênio Giorgio Agamben fazer publicar um extenso rol de homenagens a escritores, artistas e amigos na coluna Una voce da página eletrônica da editora Quodlibet – no conjunto de uma fileira de muitos outros textos curtos nos quais tem ele a liberdade de comentar fatos do nosso (…)

Radar Filosófico - Da visão sacrificial até a literatura: pensando o sofrimento do animal não humano

Bruno Araujo Alencar

Professor Substituto do Departamento de Filosofia da UFPI; Doutorando em Filosofia na UFPI

04/09/2024 • Coluna ANPOF

A história torna evidente que, nós, animais humanos, em algumas ocasiões, nos vemos tentando sair da condição de espécime superior sobre outras espécies animais. Essas percepções são observadas através de narrativas que criamos e que muitas vezes ocorrem por um sentimento de cul (…)

O elo perdido de Lima e o(s) parafascismo(s) cotidiano(s)

José Marcelo Siviero

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP); Pós-doutorando em Filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR)

03/09/2024 • Coluna ANPOF

O fascismo não é mais gigante e monolítico; agora é pulverizado e múltiplo, e isso faz parte de sua estratégia Uma noite de domingo abalou a América do Sul e poucos perceberam. Em 5 de abril de 1992, durante uma transmissão em cadeia nacional, o presidente peruano Alberto Fujimori apresenta diant (…)

A Caixa de Pandora do neofascismo: por que as redes sociais privilegiam a extrema direita?

Cristian Arão

Doutor em Filosofia (UFBA) e pesquisador de pós-doutorado no projeto "Inteligência artificial: desafios filosóficos" do PPGFIL/UnB

29/08/2024 • Coluna ANPOF

Em 1º de janeiro de 2019, durante a posse do ex-presidente Jair Bolsonaro, seus apoiadores o recepcionaram com gritos de "WhatsApp" e "Facebook". Esses gritos refletem a crença dos eleitores de que essas plataformas foram fundamentais para o crescimento do bolsonarismo. Essa opinião é compartilhada tanto pelo (…)

Será o especismo a última grande barreira ética a ser superada?

Flávio Rocha de Deus

Mestrando em Filosofia (UFBA)

27/08/2024 • Coluna ANPOF

Antes de tudo: não sou vegano, gosto de casacos de couro e todos os meus pratos prediletos, com exceção de minha sopa de ervilhas e páprica, são feitos com carne animal e seus derivados. Logo, a motivação deste texto reside em uma genuína crença de que o trabalho filosófico envolve a v (…)

Lacan entre a filosofia e a antifilosofia | Especial XX Anpof

Alexandre Starnino

Doutorando em Psychanalyse et Psychopathologie pela Ecole Doctorale d?Études psychanalytiques e em Filosofia pela Unicamp; Membro do GT Filosofia e Psicanálise da Anpof

Izabela Loner

Doutoranda em Filosofia pela Unicamp; Membra do GT Filosofia e Psicanálise da Anpof

23/08/2024 • Coluna ANPOF

Se Freud disse ter se furtado das leituras filosóficas, bem como da aproximação de sua invenção ao campo filosófico para salvaguardar sua autenticidade e cientificidade, Jacques Lacan em sua intervenção e programa de releitura da psicanálise, com o conhecido “retorno a Freud” nos (…)

Subjetividade ética - Um outro lugar para a ontologia em Levinas | Especial XX Anpof

Abimael Francisco do Nascimento

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará; Professor na Faculdade Católica de Fortaleza

22/08/2024 • Coluna ANPOF

O pensamento levinasiano é inquietante e propõe uma ética desafiadora aos leitores e pesquisadores. Buscando proporcionar um momento de conhecimento da proposta ética de Emmanuel Levinas, colocamos esse curso dentro do conceituado evento, assim, repensando a subjetividade em Levinas, deparamo-nos com a problemática da o (…)

Modernidade abigarrada | Especial XX Anpof

Susana de Castro

Professora do Departamento de Filosofia e do Programa em Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof.

Príscila Teixeira de Carvalho

Doutora em Filosofia pela UFRJ; Integrante do GT Filosofia e Gênero.

19/08/2024 • Coluna ANPOF

Se, por um lado, a modernidade histórica foi um período de escravidão para os povos indígenas e africanos na América, foi também um período de resistência e conflitos, neste sentido um espaço para o desenvolvimento de estratégias envolventes, contra-hegemômicas e projetos de moder (…)

A banalidade do mal (ou do mal como um fenômeno de superfície) | Especial XX Anpof

Adriano Correia

Professor da UFG e pesquisador do CNPq

14/08/2024 • Coluna ANPOF

No polêmico intercâmbio epistolar público entre Scholem e Arendt em torno a Eichmann em Jerusalém, Scholem concluiu sua carta com uma referência ácida à noção de “banalidade do mal”. Ele considerou a expressão nada convincente e, de resto, disse lamentar não ter qualque (…)