Diretrizes para a Coluna Anpof
A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.
Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.
Critérios para submissão:
- As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;
- Os textos devem ser inéditos, escritos de modo legível e acessível, objetivando o alcance e a compreensão da comunidade, e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;
- Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;
- A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de ofensa pessoal ou a terceiros, preconceito ou discurso de ódio;
- Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;
- Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.
Radar Filosófico
Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).
Critérios para submissão:
- Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;
- Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;
- Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;
- A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de ofensa pessoal ou a terceiros, preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;
- Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;
- Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.
Especial 8M - 8 de março para quem?
Simone Borges dos Santos
Doutoranda em Filosofia na UFBA
18/03/2025 • Coluna ANPOF
Em colaboração com GT Raça, Gênero e Classe da Anpof Neste mês de março, em que o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher, muitas coisas vêm à minha cabeça. Num estado de auto reflexão e ensimesmamento, questiono-me se devo comemorar, chorar, ou revoltar-me nesta data. G (…)
Especial 8M - Ecofeminismo: um aceno filosófico à crise climática
Anelise De Carli
Pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS
17/03/2025 • Coluna ANPOF
Os feminismos são múltiplos, carregam perspectivas diversas e, por vezes, até conflitantes. No entanto, há um ponto de convergência que une essas correntes: a crítica ao patriarcado. Mais do que um regime ideológico de dominação masculina sobre as mulheres, o patriarcado pode ser entendido, co (…)
Especial 8M - A dupla jornada das Filósofas na educação básica
Dayane Evellin de Sousa Costa
Mestre em Filosofia pela UFC (PROF-FILO) e Professora de Filosofia da Rede Estadual do Ceará.
13/03/2025 • Coluna ANPOF
Discutir sobre a presença das mulheres e o ensino de Filosofia no Brasil é uma atividade que levanta muitas questões importantes. Tenho observado um crescente interesse entre estudantes do ensino médio ao apresentar filósofas, o que representa um avanço significativo em direção a um ensino de Filoso (…)
A recriação do antigo
Wolfgang Theis
Doutorando em Filosofia pela Universidade de Brasília
13/03/2025 • Coluna ANPOF
A tão esperada disputa eleitoral ocorreu, e a Alemanha votou. O partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) obteve avanços significativos, embora não tenha alcançado a posição de liderança que esperava. Os social-democratas registraram seu pior desempenho histórico, enquanto o bloco (…)
Especial 8M - A questão das fontes no resgate de filósofas brasileiras oitocentistas
Nastassja Pugliese
FE/UFRJ - PPGLM/UFRJ
Juliana Silva de Souza
Graduanda em pedagogia na UFRJ, pesquisadora de Iniciação Científica
12/03/2025 • Coluna ANPOF
Em colaboração com GT Mulheres na História da Filosofia e Cátedra UNESCO-UFRJ para a História das Mulheres na Filosofia, Ciências e Cultura Um ponto importante nos debates sobre as obras de mulheres filósofas é o problema das fontes e o modo como tratamos as diferenças entre (…)
Especial 8M - Feminismo Negro Brasileiro e Ensino de Filosofia: Reflexões sobre a invisibilidade das pensadoras negras brasileiras no ensino de filosofia
Elizangela Alves Sousa Marques
Mestranda em Filosofia na UFMT
11/03/2025 • Coluna ANPOF
As reflexões orientadoras para a construção desse texto surgem a partir da minha experiência enquanto professora de Filosofia do Ensino Médio da rede pública de ensino do Estado de Mato Grosso. Na sala de aula sou comumente indagada pelos estudantes sobre a existência de pensadoras negras brasileiras e por q (…)
Especial 8M - María Zambrano: exílio, gênero e insurgências

Solange Aparecida de Campos Costa
Professora de Filosofia (UESPI)
10/03/2025 • Coluna ANPOF
GT Raça, Gênero e Classe da Anpof María Zambrano (1904-1991) foi uma das mais importantes filósofas espanholas do século XX. Sua obra se destaca pela originalidade e pela busca de um pensamento que conciliasse razão e imaginação, filosofia e poesia. Ao longo de sua vida, Zambrano desenvolveu (…)
Observações filosóficas sobre a tecnologia da informação e seus problemas
Bismarck Bório de Medeiros
Doutorando em Filosofia nas áreas de Epistemologia e Lógica Filosófica - PPGF UFSM
26/02/2025 • Coluna ANPOF
Ao início do século XXI, com o advento da chamada Internet 2.0, nossa relação com a tecnologia da informação se emaranhou de tal forma que ainda hoje buscamos compreender os problemas gerados por esta interação massiva e de dupla via de informação recebida e transmitida em plataformas (…)
Vidante: um filosofar de candomblé
Adeir Ferreira Alves
Doutor em Metafísica (UnB)
25/02/2025 • Coluna ANPOF
Sob a orientação do professor Dr. Wanderson Flor do Nascimento (UnB), desenvolvi uma pesquisa de doutorado (Vidante: um filosofar de candomblé) no Programa de Pós-graduação em Metafísica (UnB, 2021-2024), cujo tema aborda o filosofar de candomblé e os contornos da “política de vida&rdqu (…)
Os Condenados da Terra e o processo de descolonização segundo Frantz Fanon
Ana Paula Martins de Souza
Doutoranda em Filosofia (PPGF/PUCPR)
21/02/2025 • Coluna ANPOF
No livro "Os Condenados da Terra", Frantz Fanon elabora uma análise sobre os efeitos do colonialismo e a necessidade de sua superação por meio do processo de descolonização. Fanon, um psiquiatra e filósofo martinicano, construiu sua obra a partir de sua vivência na luta anticolonial na Argé (…)