Diretrizes para a Coluna Anpof
A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.
Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.
Critérios para submissão:
-
As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;
-
Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;
-
Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;
-
Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.
Radar Filosófico
Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).
Critérios para submissão:
-
Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;
-
Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;
-
Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;
-
Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.
Nota em defesa de Márcia Tiburi
Carla Rodrigues
Professora do Departamento de Filosofia da UFRJ e pesquisadora FaperjIntegrante do GT Filosofia e Gênero
Valéria Cristina L. Wilke
Professora de Filosofia (UNIRIO); Integrante do GT Filosofia e Gênero
Susana de Castro
Professora do Departamento de Filosofia e do Programa em Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof.
Marília Pisani
UFABCIntegrante do GT Filosofia e Gênero
Izilda Johanson
Professora de Filosofia da Unifesp e coordenadora do GT de Filosofia e Gênero
Príscila Carvalho
Professora associada ao NEA/UFRJ
Tânia Kuhnen
Profa. UFOB
Maria de Lourdes Borges
UFSC
Sílvia Saes
UFBA
Carla Milani Damião
UFG
Janyne Sattler
Profa. UFSC, integrante do GT Filosofia e Gênero e do Projeto Uma Filósofa Por Mês
Cristiane Maria Marinho
UECE
Ilze Zirbel
CESUSC
Carmelita Brito de Freitas Felício
UFG
Maria José Pereira Rocha
PUCGO
Sandra Caponi
UFSC
17/12/2021 • Coluna ANPOF
Nossa sociedade machista e misógina facilmente ridiculariza a intelectual quando a mesma não reproduz o modelo da mulher submissa e dócil da sociedade patriarcal. O ataque nas redes sociais, sofrido pela filósofa e escritora Marcia Tiburi, é um exemplo típico de misoginia. Márcia fez uma postagem (…)
Desafiando a divisão internacional do trabalho intelectual: a revista moçambicana de filosofia O Curandeiro está aberta a contribuições brasileiras
Murilo Seabra
Doutor em Filosofia (La Trobe University)
09/12/2021 • Coluna ANPOF
Em seu recente livro Filosofia Jabuticaba: Colonialidade e Pensamento Autoritário no Brasil, João de Fernandes Teixeira não apenas faz um acerto de contas com a comunidade acadêmica brasileira de filosofia; ele também coloca o dedo – repetida e insistentemente – na sua maior ferida, a saber, o fato de que ela (…)
Goethe, a aposta fáustica e o diabo da modernidade
Yasmin T. Jucksch
Dnda. USP
09/12/2021 • Coluna ANPOF
“Maldita paciência”, diz Fausto no verso 1606 da obra homônima de Goethe. Nesse amaldiçoado momento, o cientista experimenta o estado de espírito ideal para medrar o pacto-aposta demoníaco, com sua ânsia e insaciabilidade características e sob o potente torpor niilista induzido pelos espíri (…)
Se a Filosofia não quer e não vai se diversificar, então vamos chamá-la daquilo que ela realmente é
08/12/2021 • Coluna ANPOF
Por Jay L. Garfield e Bryan W. Van Norden 11 de Maio de 2016 Tradução do Me. João Alves de Souza Neto A grande maioria dos departamentos de filosofia dos EUA oferecem cursos de filosofia derivados somente da Europa ou do mundo anglófono. Por exemplo, dos 118 programas de doutorado em filosofia dos EUA e Canadá, (…)
Colonialismo cognitivo: examinando as retinas da comunidade brasileira de filosofia
Murilo Seabra
Doutor em Filosofia (La Trobe University)
06/12/2021 • Coluna ANPOF
A comunidade acadêmica brasileira de filosofia tende a conferir, numa escala de 0 a 10, em média 0,96 ponto a mais para o mesmo texto quando ele é assinado por um autor fictício francês ao invés de um autor fictício brasileiro. A pesquisa foi realizada com professores e pós-graduandos de sete univer (…)
Os caminhos de 22 (ou dizer não ao não)
Rodrigo Ornelas
Doutor em Filosofia e coordenador do GT Poética Pragmática (UFBA)
01/12/2021 • Coluna ANPOF
Este é o segundo artigo da pequena série que comecei a publicar aqui no contexto das celebrações do centenário da nossa Semana de Arte Moderna – dando sequência a Necessidade da vacina antropofágica. Tomo-a, no entanto, mais como um marco, como referência simbólica, mais do que um evento (…)
Manifesto Coletivo de Filósofas Negras
23/11/2021 • Coluna ANPOF
Somos um coletivo de mulheres negras filósofas. Nosso Coletivo é um espaço de compartilhamento e diálogo sobre nossas experiências pessoais, de ensino e pesquisa no campo da Filosofia. Dispondo da interseccionalidade como ferramenta analítica de investigação e práxis crítica, estamos co (…)
De(s)colonialidade e o cânone filosófico
Viviane Bagiotto Botton
Doutora em Filosofia (UNAM), pós-doutoranda em Filosofia (UERJ) e professora da Escola As Pensadoras
17/11/2021 • Coluna ANPOF
Antes de conceituar o que ficou conhecido há 40 anos como decolonialidade, e que muitos de nós preferem usar com “s”, descolonialidade, a fim de encontrar um modo mais condizente com nosso idioma português, é importante definir o que neste mesmo período conceituou-se como colonialidade. Trata-se de um sistema (…)
Racismo e o cânone filosófico
Leonardo Rennó
Pós-doutorando e professor colaborador (IFCH/Unicamp)
10/11/2021 • Coluna ANPOF
Assim como a história do pensamento ocidental é marcada por um processo deliberado e progressivo de silenciamento e ocultação das mulheres, assim também essa mesma história se constituiu por uma não menos violenta marcha de exclusão dos grupos humanos considerados ξ?νοι (xenoi), e (…)
Pobreza menstrual: um problema ético e uma luta política
Susana de Castro
Professora do Departamento de Filosofia e do Programa em Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof.
Loiane Prado Verbicaro
Prof. UFPA
Juliana Pantoja Machado
Professora Substituta de Direito da UFPA; Mestre em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional; Mestre em Filosofia
05/11/2021 • Coluna ANPOF
No último mês, foi sancionada no Brasil a lei 14.214/21, que instituiu o "Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual", uma lei proveniente de anos de luta de mulheres da sociedade civil para a inclusão dessa pauta na esfera pública. A sanção seria elogiáv (…)