Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


O que resta da crítica estrutural?

03/09/2020 • Coluna ANPOF

Filipe Campello 1   O que mais chocou Hannah Arendt quando, a convite da The New Yorker, cobria em 1963 o julgamento de Eichmann foi a incapacidade dos responsáveis pela barbárie do holocausto de pensar. Como seria possível que todos aqueles oficiais nazistas alegassem que estavam apenas seguindo regras (…)

Ceticismo e pandemia: verdade, ciência e política

01/09/2020 • Coluna ANPOF

Marcelo de Oliveira Mestre em Filosofia Moderna (UFMG) e Philosophie et Epistémologie (Université de Lorraine) marcelofonsecardeoliveira@gmail.com   Se a verdade, mesmo que única, dependa, em boa medida, das perguntas que encaminharão a pesquisa até a sua descoberta; parece certo afirmar que, (…)

Nietzsche pragmatista: uma antiga novidade

27/08/2020 • Coluna ANPOF

André Luis Mota Itaparica - Professor da UFRB/PPGF-UFBA Membro do Grupo de Estudos Nietzsche e do Poética Pragmática   “Sem dúvida, será uma interessante surpresa para muitos pragmatistas americanos e ingleses descobrir que Nietzsche antecipou todas as suas principais doutrinas”. (…)

Neutralidade é um lugar que não existe

Carla Rodrigues

Professora do Departamento de Filosofia da UFRJ e pesquisadora Faperj
Integrante do GT Filosofia e Gênero

25/08/2020 • Coluna ANPOF

Carla Rodrigues é professora de Ética no Departamento de Filosofia da UFRJ, Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e bolsista de produtividade da Faperj.   Sou branca e fui criada como branca. Mais do que isso, fui educada para saber identificar os fenótipos das pessoas negras, (…)

PANDEMIA E EDUCAÇÃO ON-LINE: CONTRA A DESPROFESSORALIZAÇÃO E A AUTOMAÇÃO DO ENSINO

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

20/08/2020 • Coluna ANPOF

Jelson Oliveira é professor do programa de pós-graduaçãoem Filosofia da PUCPR; membro do GT Hans Jonas e coordenador do GT de Filosofia da Tecnologia e da Técnica da ANPOF.    A história da educação on-line remete a meados do século passado quando come&cce (…)

Redes sociais: lucrando com as nossas "tretas"

13/08/2020 • Coluna ANPOF

Érico Andrade ericoandrade@gmail.com Filósofo, psicanalista em formação, professor da Universidade Federal de Pernambuco   O lucro anual do Facebook, Instagram e Twitter juntos passa de dezenas de bilhões de dólares. Certamente esse lucro deve ter um incremento neste ano de pandemia em que&n (…)

"A filosofia em tempos de morte"

06/08/2020 • Coluna ANPOF

Muito se escuta que a visão moderna ocupou quase que totalmente o espaço que antes parecia pertencer exclusivamente às formas antigas de compreensão da realidade, no sentido de que talvez agora uma postura mais pragmática e objetiva sobre o mundo se impõe, pela sua eficácia, à vida hodierna. Todavia (…)

A ruína da política ambiental brasileira e a urgência de responsabilidade

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

30/07/2020 • Coluna ANPOF

Prof. Dr. Jelson Oliveira (1) A gravidade da questão ambiental no Brasil é tamanha que as críticas às (des)políticas do atual governo têm reunido juristas, políticos, empresários e ambientalistas de diferentes posições e com divergentes interesses. Cria-se quase uma unanimidade em to (…)

Homenagem à María Lugones por Susana de Castro (UFRJ)

Susana de Castro

UFRJ/PPGF; Presidente da Anpof; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof

30/07/2020 • Coluna ANPOF

El lado oculto/oscuro del sistema de género fue y es completamente violento. Hemos empezado a entender la reducción profunda de los anamachos, las anahembras, y la gente “del tercer género”. De su participación ubicua en rituales, en processos de toma de decisiones, y en la economia precoloniales fueron reducidos a (…)

Vinte e cinco anos sem Cioran

23/07/2020 • Coluna ANPOF

Alfons C. Salellas Bosch 1 Cumprem-se em 2020 os vinte e cinco anos da morte do filósofo romeno Emil Cioran. Nascido em R??inari em 1911 e radicado em Paris desde 1937, Cioran foi autor de cinco obras em língua romena e outras dez em francês, que representam uma viagem intelectual que parte de um niilismo vitalista, (…)