Diretrizes para a Coluna Anpof
A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.
Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.
Critérios para submissão:
- As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;
- Os textos devem ser inéditos, escritos de modo legível e acessível, objetivando o alcance e a compreensão da comunidade, e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;
- Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;
- A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de ofensa pessoal ou a terceiros, preconceito ou discurso de ódio;
- Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;
- Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.
Radar Filosófico
Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).
Critérios para submissão:
- Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;
- Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;
- Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;
- A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de ofensa pessoal ou a terceiros, preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;
- Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;
- Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.
Ensino de Lógica na Filosofia no Brasil: Quem, como e para quê?
César Frederico dos Santos
Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMA e coordenador do GT Filosofia das Ciências Formais da ANPOF
Evelyn Erickson
Pesquisadora em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Filosofia na UFSC
João Mendes Lopes Neto
Mestrando em Sistemas e Computação na UFRN (PPgSC/UFRN)
10/02/2025 • Coluna ANPOF
Quem ensina Lógica nos cursos de Filosofia no Brasil? Como é uma disciplina típica de Lógica nos cursos de Filosofia brasileiros? Essas e outras questões foram investigadas pela Sociedade Brasileira de Lógica (SBL) numa consulta online que colheu respostas da comunidade acadêmica entre os dias 9 de outubro (…)
Do perigo de pensar a moral sem pensar na política: como Simone de Beauvoir pode nos ajudar a conciliá-las?
Lucas Joaquim da Motta
Mestrando em Filosofia na UFSCAR
07/02/2025 • Coluna ANPOF
É fato que Simone de Beauvoir tem chamado cada vez mais a atenção dos adeptos de filosofia política e temas relacionados. Se antes Beauvoir sequer era tida como filósofa, raramente havendo alguma dissertação ou tese propriamente voltada para esta autora, hoje vemos que esse cenário está mudan (…)
A Nação dos Eremitas e a Sociedade Hiperconectada: Um Paradoxo Contemporâneo
José Maurício de Lima
Mestre em Filosofia pela UnB
04/02/2025 • Coluna ANPOF
A expressão “nação dos eremitas”, utilizada por Stendhal, descreve uma sociedade onde os indivíduos, embora fisicamente presentes, vivem isolados em suas preocupações, preconceitos e convenções sociais rígidas. No século XIX, o autor francês criticava a alie (…)
Ensino de filosofia a partir da experiência do pensamento e não a partir da verdade
Genildo Firmino Santana
Mestre em Filosofia da Educação pela UFPR; professor da Rede Particular de Ensino em Tabira e da FASP (Faculdade do Sertão do Pajeú).
30/01/2025 • Coluna ANPOF
Jorge Larrosa pensa a educação a partir da experiência e do sentido. Experiência que implica mais do que compreensão. A experiência como uma postura, um pôr-se em relação a algo ou alguém. Experiência que não pode se dar em uma sociedade que privilegia a informaç& (…)
A inteligência transferida na série Pantheon e a irreplicabilidade da experiência subjetiva
Guilherme Arraes
Doutorando em Filosofia na UNESP
28/01/2025 • Coluna ANPOF
Enquanto escrevo as primeiras linhas deste texto, estou apreciando um bom café expresso sem açúcar. As notas frutadas com o fundo da torra amarga espantam o sono que ameaça tomar minha tarde. O cheiro que exala da xícara ajuda a perfumar o cômodo. Minha experiência de escrita está permeada por essas q (…)
Carta-manifesto de apresentação da Rede Brasileira de Filósofes Trans
Rede Brasileira de Filósofes Trans
24/01/2025 • Coluna ANPOF
A Rede Brasileira de Filósofes Trans[1] emerge no intuito coletivo de fortalecer, ampliar e celebrar o conhecimento desenvolvido por pessoas trans na filosofia. Existimos nos espaços institucionais de produção de conhecimento, somos estudantes nas graduações de Filosofia e em processos de pesquisa acadê (…)
O martelo filosófico de Max Stirner
Rodrigo Ornelas
Doutor em Filosofia e coordenador do GT Poética Pragmática (UFBA)
18/12/2024 • Coluna ANPOF
Em 19 de novembro de 1844, Engels escreveu para Marx (em Paris): “Você já deve ter ouvido falar do livro de Stirner, O único e sua propriedade. Wigand enviou-me as provas tipográficas, que levei para Colônia e deixei com Hess.(...) você o conhece, o Schmidt de Berlin”. Max Stirner era o pseudônimo (…)
Nos lemos, mas não nos citamos - A filosofia acadêmica em tempos do Novo Qualis
Fabrício Pizelli
Doutorando em Filosofia na UNESP
18/12/2024 • Coluna ANPOF
A filosofia brasileira, nos últimos anos, envolveu-se em uma dinâmica pragmática em favor de sua sobrevivência. A lógica de produção científica, que antes era uma característica predominante das ciências exatas e naturais, agora permeia a filosofia e as ciências humanas, consolidand (…)
O silêncio nos conduzirá à bancarrota
Álvaro de Souza Maiotti
Discente no Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFABC); professor de Filosofia nas redes públicas estadual e municipal de educação na cidade de São Paulo.
12/12/2024 • Coluna ANPOF
Desde que ingressei na rede pública estadual de educação como professor em regime de contratação temporária, há 12 anos, convivo com o temor de que em algum momento não haverá espaço para a Filosofia na educação básica. Portanto, logo no início da carreira, (…)
Por que deixei de aplicar provas nas disciplinas de filosofia
Daniel Arruda Nascimento
Professor da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo
09/12/2024 • Coluna ANPOF
Aproximamo-nos mais uma vez do final do semestre letivo e nós professores precisamos, invariavelmente, por força do sistema disciplinar que ainda estrutura nossas universidades, atribuir notas aos estudantes que estiveram em nossa companhia nos cursos que lecionamos. Costuma ser esse um ponto crítico. Pior será se, como eu, o (…)