Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Crise da República

Rodrigo Ribeiro Alves Neto

Professor Associado do Departamento de Filosofia da UNIRIO e
Professor Colaborador do PPGFIL da UFRN

10/04/2017 • Coluna ANPOF

Em um ensaio sobre o fim da tradição do pensamento político ocidental, Arendt indica que as questões mais elementares da vida política se evidenciam, em sua urgência e concretude, quando formuladas pela primeira vez e quando recebem o seu desafio final. Creio que o ataque à democracia, a erosão insti (…)

As mulheres na ocupação e a finitude radical das subjetividades políticas

Edson Teles

03/04/2017 • Coluna ANPOF

Um edifício que até pouco tempo atrás estava abandonado. Agora, dentro se encontram mais de 100 famílias. Passam os dias refazendo as ligações de água, luz e esgoto, se organizando para ocuparem de maneira o mais equânime possível os apartamentos. Experimentam a produção de u (…)

LATTES

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

14/03/2017 • Coluna ANPOF

Dizer que o Lattes é um crime é confundir os objetos, que possuem, em geral, fins diversos com um dos seus usos possíveis. É reificar num objeto certas relações de opressão como se fosse possível oferecer ao público a possibilidade de eliminar essas relações quando se eliminasse (…)

As mulheres ou os 'silêncios' da história da filosofia

Carla Rodrigues

Professora do Departamento de Filosofia da UFRJ e pesquisadora Faperj
Integrante do GT Filosofia e Gênero

Susana de Castro

UFRJ/PPGF; Presidente da Anpof; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof

08/03/2017 • Coluna ANPOF

Nosso título é uma apropriação, para o campo filosófico, do título de um dos livros da historiadora francesa Michelle Perrot – As mulheres ou os silêncios da história –, com o qual pretendemos discutir, neste 8 de março marcado por uma série de manifestações fe (…)

O BRASIL E A FILOSOFIA AFRICANA

Marcos Carvalho Lopes

Filósofo e professor na Universidade Federal de Jataí. Desenvolve a página e o podcast Filosofia Pop.

21/02/2017 • Coluna ANPOF

O filósofo norte-americano Cornel West definiu a filosofia afro-americana como “a interpretação da história afro-americana, sob as luzes de sua herança cultural e lutas políticas, como fonte de normas desejáveis que possam regular respostas para os desafios que hoje os afro-americanos enfrentam”. Podemos (…)

Filosofando com sotaques africanos e indígenas

Renato Noguera

PPGFil/UFRRJ
Colaborador do PPFEN/Cefet-RJ
GT Filosofar e Ensinar a Filosofar

20/02/2017 • Coluna ANPOF

Nós temos acompanhado um debate muito fértil sobre filosofia brasileira. Nossa primeira intenção era comentar os textos de Rafael Hadock-Lobo,  Vladimir Safatle, Julio Cabrera, Carla Rodrigues, José Crisóstomo de Souza,  Filipe Ceppas e Ronie Alexsandro Teles da Silveira que integram mais diretamente es (…)

O Debate sobre Filosofia Brasileira

Ronie Alexsandro Teles da Silveira

Universidade Federal do Sul da Bahia

10/02/2017 • Coluna ANPOF

O debate em andamento na “Coluna da ANPOF” sobre filosofia brasileira é tipicamente brasileiro. Nele se comprova nossa arraigada preferência pela teoria pura como forma de postular e resolver problemas. Pode parecer estranho que a filosofia possa ter outra perspectiva que não a puramente teórica, mas ela efetivamente tem. (…)

A Filosofia enquanto estudos e práticas

Silvio Ricardo Gomes Carneiro

Prof. de Filosofia da UFABC
Coordenador do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar

07/02/2017 • Coluna ANPOF

É com apelo de urgência que remeto à comunidade da ANPOF estas palavras. Pois a Filosofia ganha novas cores com o último texto aprovado da reforma do Ensino Médio, a Medida Provisória 743/2016, atualmente encaminhada para votação ao Senado no Projeto de Lei de Conversão 34/2016 (PLV 34/2016). (…)

Por uma disciplina para estudar o pensamento ameríndio nos cursos de filosofia

Filipe Ceppas

Professor adjunto da UFRJ - FE / PPGF

06/02/2017 • Coluna ANPOF

A proposta de incluir, no currículo da graduação em filosofia, uma disciplina obrigatória dedicada à filosofia e as culturas ameríndias responde a uma série de questões que vêm se revelando cada dia mais evidentes e importantes, começando com a do sentido de se falar em uma “filosofia (…)

EM DEFESA DA FILOSOFIA COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Fábio Gai Pereira

Doutorando em filosofia/UFRGS
Professor na rede municipal de Porto Alegre/RS e no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho

02/02/2017 • Coluna ANPOF

Em que tipo de sociedade você deseja viver? Você deseja viver em uma sociedade organizada com a menor carga tributária possível, com um Estado que possua o menor número de funções possível, pois na sua concepção a sociedade civil precisa ter a liberdade para organizar-se da maneira como (…)