Comunidade científica e tecnológica se reúne com o futuro ministro Marcos Pontes

17/12/2018 • Notas e Comunicados

Parte I Em encontro solicitado pela SBPC e outras entidades cientificas, ocorreu uma primeira reunião de representantes da comunidade de CT&I, em Brasília, na última quinta-feira, 6 de dezembro, com Marcos Pontes e sua equipe. Foram apresentados e debatidos os problemas mais urgentes e os desafios para o próximo governo para CT&I. Nesta matà (…)

Capes aprova dois novos cursos de mestrado e um de doutorado em Filosofia

15/12/2018 • Notas e Comunicados

No último dia 7/12, a Capes divulgou resultado da avaliação de propostas de novos cursos de pós-graduação. Foram aprovados dois novos cursos de mestrado e um de doutorado em Filosofia no Brasil. Os novos cursos de mestrado são da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais e Universidade Estadual do Vale Acaraú, no Ceará. O novo curso de dou (…)

Nota de solidariedade e apoio aos professores e alunos do curso de filosofia da UECE

12/12/2018 • Notas e Comunicados

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) manifesta sua irrestrita solidariedade aos professores e estudantes do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará. Eles são alvo de denúncia apresentada ao Ministério Público Federal na qual há uma acusação de haver “organização de polícia ideológica” e “ação anti (…)

Nota de esclarecimento à comunidade filosófica

12/12/2018 • Notas e Comunicados

Paulo Margutti Graças à indicação de Ricardo Vélez-Rodríguez para ocupar o cargo de Ministro de Educação no governo de Jair Bolsonaro, foi ressuscitado um antigo texto dele de 2009, intitulado Quem tem medo da filosofia brasileira? Nesse texto, ele defende uma teoria conspiratória segundo a qual os antigos ativistas da Ação Pop (…)

Anpof subscreve Manual de Defesa Contra a Censura nas Escolas

27/11/2018 • Notas e Comunicados

Embora o Projeto de Lei Escola Sem Partido ainda não tenha sido aprovado sequer em comissão na Câmara dos Deputados, perseguições e ameaças aos professores em sala de aula já são realidade. Em reposta, sobretudo aos ataques dos partidários do Escola Sem Partido, foi publicado nesta terça-feira (27/11) o Manual de Defesa Contra a Censura nas Esc (…)

Nota GT Semiótica e Pragmatismo

13/11/2018 • Notas e Comunicados

Prezadas e prezados colegas, Como coordenador do GT Semiótica e Pragmatismo, gostaria de registrar a realização do 20o Encontro Internacional sobre Pragmatismo de 5 a 9 de novembro, semana passada, na PUC-SP (www.pucsp.br/pragmatismo/encontros_intern_pragmatismo/index.html). Em sua vigésima edição, o Encontro já está consagrado como evento reco (…)

Moção de repúdio do GT Hegel

12/11/2018 • Notas e Comunicados

O Gt Hegel, na reunião realizada em 25 de outubro de 2018, no XVIII Encontro Nacional da Anpof, após ampla discussão, aprovou que se emitisse uma moção de repúdio às atitudes racistas ocorridas durante as atividades do GT: Dentro do ambiente do GT Hegel, na Anpof de 2018, ocorreram episódios de falas racistas e desrespeitosas com as diferen (…)

Professores de filosofia: FILOSOFIA no fundamental MARANHÃO

09/11/2018 • Notas e Comunicados

Fórum de Filosofia no Maranhão contra a BNCC e pela permanência do Ensino de Filosofia no ensino Fundamental. Apoios (UFMA, UEMA, IESMA - Maranhão). https://secure.avaaz.org/po/petition/Professores_de_filosofia_FILOSOFIA_no_fundamental/ (…)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

09/11/2018 • Notas e Comunicados

Ofício 039/2018 Recife, 08 de novembro de 2018.Do: Departamento de Filosofia/UFPEÀ: Comunidade Acadêmica da UFPEEm reunião do Departamento realizada no dia 08/11/2018, o Pleno aprovou a seguinte nota: O Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco entende que toda ameaça a professores e professoras quanto ao seu legítimo ofà (…)

Notas-manifesto do GT17 Filosofia da Educação e dxs filósofxs da educação brasileira

25/10/2018 • Notas e Comunicados

A contar a partir da proclamação da Constituição Cidadã, os parcos trinta anos da democracia brasileira ainda deixam transparecer cicatrizes profundas de uma sociedade absurdamente desigual. No primeiro ciclo de governos neoliberais (1990-2002) desdobraram-se estratégias de implementação do Estado Mínimo, responsável por corroer o investimento (…)