Anpof lança coluna "Radar Filosófico" para divulgar trabalhos acadêmicos recém-publicados

28/02/2023 • Notícias ANPOF

Quem é da comunidade acadêmica sabe muito bem o que é sentir a pressão intensa e constante por cada vez mais publicações. Este sistema gera um volume imenso de textos que, em grande parte, passam despercebidos e não recebem a atenção e engajamento devidos. Preocupados com esta situação, o pesquisador de pós-doutorado Felipe Nogueira de Carvalho (UFMG), juntamente com a Anpof, pensaram em um espaço aberto, inclusivo e democrático em que pesquisadoras e pesquisadores – principalmente (mas não exclusivamente) em início de carreira – possam expor seus trabalhos recém-publicados a um público maior.

E foi com essa ideia em mente que inauguramos a nova coluna mensal da Anpof, "Radar Filosófico". Nosso propósito é publicar textos mais curtos, de até 800 palavras, que exponham, em uma linguagem acessível ao público não-especializado, o conteúdo de um artigo recém-publicado. Com isso, espera-se aumentar significativamente a exposição e o engajamento com esses textos, fazendo com que toda a comunidade filosófica esteja a par da enorme riqueza, diversidade e profundidade teórica de nossa produção acadêmica.

Gostaríamos portanto de convidar todos, todas e todes – principalmente grupos de menor representatividade em nossa comunidade, como mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste – a submeterem seus textos para o e-mail comunicacao@anpof.org.br de acordo com os seguintes critérios:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada.

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira.

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos.

  5. O texto deve vir acompanhado de uma mini-biografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente.

Os textos publicados nesta coluna serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade expostos acima (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste). Devido ao alto volume de textos não podemos garantir que todos serão publicados, mas teremos um olhar atento para que haja uma grande diversidade de temas de pesquisa, instituições e representatividade de pesquisadores, condizente com a diversidade de nossa comunidade. 

O texto que estreia nossa coluna é de autoria de Felipe Nogueira de Carvalho e Érico Andrade, intitulado “Entre o conhecer o deixar ser: uma abertura para a epistemologia do amor” e publicado no número 12 da revista Em Construção (janeiro de 2023). Para a próxima edição, no mês de março, gostaríamos de convidar filósofas de todo o Brasil a enviarem seus textos de acordo com as diretrizes informadas, preferencialmente sobre tópicos diretamente ligados ao feminismo, à igualdade de gênero e à história das mulheres na filosofia. 

Sejam bem-vindes a este espaço, esperamos que ele sirva como um suporte comunitário que possa enriquecer e fortalecer nossa comunidade em toda a sua diversidade.