Apresentações de Yara Frateschi, Ivan Domingues e José Crisóstomo, na mesa-redonda Filosofia e Humanidades da Semana Anpof 2021, viram artigos na Revista Discurso

11/08/2022 • Notícias ANPOF

A última edição da Revista Discurso, do Departamento de Filosofia da USP, reúne três artigos apresentados na Semana Anpof 2021, realizada entre os dias 21 e 25 de junho. A mesa-redonda Filosofia e Humanidades teve a presença da professora Dra. Yara Frateschi (Unicamp) e dos professores Dr. Ivan Domingues (UFMG) e Dr. José Crisóstomo de Souza (UFBA), com mediação do professor Dr. Agnaldo Cuoco (UnB/Anpof). Fruto do encontro e do diálogo entre os três participantes da mesa, os artigos recém publicados guardam os elementos vivos do debate oral, incorporando novas camadas às análises filosóficas. 

Por meio de diferentes temas e perspectivas, cada um dos trabalhos reflete, à sua maneira, sobre o alargamento do campo filosófico e as possibilidades de um projeto de humanidades mais aberto e inclusivo. Yara Frateschi, no artigo Filosofia e humanidades: as blindagens de uma historiografia sexista,  manifesta a preocupação em ampliar  o tradicional cânone da filosofia ocidental, através de um outro projeto das humanidades que inclua uma história da filosofia aberta e feminista. Já Ivan Domingues, no artigo Filosofia, humanidades clássicas e ciências humanas e sociais: atualidade de uma agenda no Brasil de hoje, atenta para o mal-estar epistemológico causado pela fragmentação do conhecimento moderno e pela perda da relevância dos projetos pedagógico e epistêmico renascentistas, ressaltando a necessidade de um relançamento deste projeto, agora alicerçado em bases interdisciplinares. Por fim, José Crisóstomo de Souza, no artigo Filosofia e humanidades, normatividade crítica e virada linguística, de um ponto de vista materialista prático-poético, analisa o encontro da virada linguística contemporânea com as teorias críticas e sua relação com Marx e o pragmatismo, observando a integração destas vertentes ao contexto brasileiro e o empenho de descolonização que tem conduzido o campo da filosofia e das humanidades no país.

A mesa-redonda que deu origem ao dossiê publicado pela Revista Discurso, v. 52 n. 1 (2022), foi transmitida e disponibilizada no canal da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia no YouTube. Acesse aqui.