Filósofa feminista sul-coreana Kim Hei-sook é eleita nova presidente da Federação Internacional de Sociedades de Filosofia (FISP)

08/11/2024 • Notícias ANPOF

A filósofa feminista sul-coreana Kim Hei-sook foi eleita nova presidente da Federação Internacional de Sociedades de Filosofia (FISP). Trata-se da primeira vez que a FISP elege uma mulher para a presidência. Sua indicação foi feita pela International Association of Women Philosophers (IAPh), pela Red Española de Filosofía (REF) e pela Korean Philosophical Association e endossada pelo Deutsche Gesellschaft für Philosophie. A votação foi realizada de forma online, no período de 27 de outubro a 6 de novembro de 2024.

Kim Hei-sook iniciou seus estudos na Ewha Womans University, licenciando-se em Literatura Inglesa em 1976, com um mestrado em Filosofia Cristã em 1979. Concluiu o doutoramento na Universidade de Chicago, em 1987, com uma tese sobre epistemologia. Posteriormente, regressou a Ewha para assumir o cargo de professora no Departamento de Filosofia. Foi eleita presidente da Ewha Womans University em 2017. Foi também presidente da Korean Philosophical Association, da Korean Association of Feminist Philosophy, da Korean Analytic Philosophy Association e editora associada do International Feminist Journal of Politics. Suas pesquisas se concentram nas áreas de epistemologia e metodologia filosófica, filosofia da arte e filosofia feminista. 

Foi eleita membro do Comitê Diretor da FISP no WCP 2013 (Atenas) e nomeada pelo Comitê Diretor como membro do Comitê de Programa Internacional do 24º Congresso Mundial de Filosofia (Pequim 2018).

A FISP é a maior organização não governamental mundial de Filosofia e tem como principais objetivos contribuir para o desenvolvimento das relações profissionais entre filósofos de todos os países, promovendo o contato entre diferentes instituições, sociedades e publicações dedicadas à filosofia. A Federação patrocina, a cada cinco anos, o Congresso Mundial de Filosofia. 

Saiba mais sobre a FISP