GT de Filosofia e Raça da Anpof é criado

09/03/2022 • Notícias ANPOF

Neste mês de março foi criado o GT de Filosofia e Raça da Anpof. Com isso, o grupo de trabalho estará ativo na edição do Encontro Nacional da Anpof que acontecerá este ano, em outubro, em Goiânia. As inscrições para o evento abrem nessa quinta-feira (10/3) e o grupo já receberá submissões de trabalhos. 

O GT é coordenado por Érico Andrade (UFPE) e tem como integrantes do núcleo de sustentação Adriana Delbó (UFG), Ernani Chaves (UFPA), Flavio Williges (UFSM), Halina Leal (FURB), Renato Nogueira (UFRJ), Rogério Saucedo (UFPE), Susana de Castro (UFRJ) e Uã Flor (UNB). Ainda tem como membros permanentes Adilbênia Machado, Aline Matos (UnB), Breno Ricardo (UFMT), Cabloca Fabiola Araújo (PUC- Rio), Edson Teles (UNIFESP), Evandro Oliveira de Brito (UNICENTRO), Felipe Carvalho (UFMG), Fernando de Sá Moreira (UFF), George França dos Santos (UFT), Henrique Azevedo (UECE), Jefferson Olivatto da Silva (UEL), Jéssica Kellen Rodrigues (Dnda Unicamp), Katiuscia Ribeiro (UFRJ), Leonardo Rennó (UFLA), Lourenço Cardoso (Unilab), Luis Thiago Dantas (UERJ), Mari Fernanda Novo (USP), Rafael Vieira Menezes Carneiro (Professor do IFCE /Doutorando UnB) e Valter Duarte (Odará) (UFAL). Também participam Deivison Mendes Faustino / Deivison Nkosi (UNIFESP) e Lia Vainer Schucman (UFSC).

O e-mail do grupo é: gtanpoffilosofiaeraca@gmail.com

Leia abaixo a carta-manifesto do GT.

Nos últimos tempos a questão da raça tem ganho um relevo na comunidade filosófica brasileira cada vez mais acentuado. Nas suas mais diferentes modalidades de reflexão o conceito de raça tem se aberto como um prisma complexo de discussões e debates que percorre diferentes pesquisas. Conferir destaque a apenas alguma delas seria não perceber que a sua diversidade é um dos seus maiores legados. Com vista a isso consideramos importante fundar um GT de Filosofia e Raça, não para achatar as discussões num só plano, mas para as fazer ocupar um importante espaço institucional ainda carente da presença de pessoas negras e indígenas, e de pessoas comprometidas com as discussões filosóficas a respeito de raça.

Num país como o Brasil, com um passado colonial escravocrata, a questão da raça é central. De alguma forma, a ausência desse termo nos GTs da ANPOF demonstra muito de como a filosofia no Brasil foi feita e a sua proeminente discussão hoje demonstra que não há mais espaço para uma ausência como essa. Com essa compreensão propomos o GT Filosofia e Raça não tanto para fomentar o debate, que já vem sendo feito com extrema qualidade por diversas pessoas e em diferentes áreas, mas para firmar institucionalmente a raça como um tema central na comunidade filosófica brasileira.

É nesse contexto que o GT Filosofia e Raça está sendo criado para a reunião da diversidade da produção sobre o tema num mesmo espaço de diálogo institucional. O nosso grupo, na figura das pessoas que o compõem, tem feito e participado de inúmeros eventos com foco na temática da raça, mas acreditamos que essas discussões poderão ser consolidas institucionalmente e paulatinamente com a criação do GT na forma de eventos conjuntos.