The Archai journal n. 23 (May 2018)
18/04/2018 • Notícias ANPOF
The Archai journal n. 23 (May 2018) is available free online at http://periodicos.unb.br/index.php/archai/index and www.impactum.uc.ptIt is Archai Journal 10-years Anniversary. You will probably enjoy the reading of the Editorial Sancte Socratis ora pro nobis! It is published by Archai (…)
O que se perde ao diminuir o espaço da filosofia no ensino médio
18/04/2018 • Clipping
Gazeta do Povospecialistas falam do legado da presença de uma década da disciplina nos currículos; se trabalhada adequadamente, ela poderia ser um mecanismo para melhorar desempenho de estudantes no Brasil.www.gazetadopovo.com.br/educacao/o-que-se-perde-ao-diminuir-o-espaco-da-filosofia-no-ensino-medio-1gkjllit8zd8r7szdpao2uzm0?ref=aba-ultimas (…)
MEC entrega base curricular do ensino médio para análise de conselho
18/04/2018 • Clipping
Jornal do BrasilA Base Nacional Comum Curricular do ensino médio (BNCC) foi entregue hoje (3) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, ao Conselho Nacional de Educação (CNE). O documento vai orientar os currículos dessa etapa e estabelecer as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo do ensino médio em cada u (…)
Base Curricular do ensino médio pode ampliar desigualdades entre estados, dizem especialistas
18/04/2018 • Clipping
G1Última versão da base foi entregue ao Conselho Nacional da Educação nesta terça; documento ainda será debatido em audiências públicas.https://g1.globo.com/educacao/noticia/base-curricular-do-ensino-medio-pode-ampliar-desigualdades-entre-estados-dizem-especialistas.ghtml (…)
A BNCC e o futuro da filosofia no Ensino Médio Hipóteses
18/04/2018 • Notas e Comunicados
Ainda há muita nebulosidade em torno da Base Nacional Curricular Comum, o que torna difícil antecipar o futuro da filosofia como unidade curricular do Ensino Médio. Procurando imaginar cenários e possibilidades, gostaríamos de propor alguns pontos de reflexão ou mesmo algumas hipóteses. Parece-nos estratégico fazer circular amplamente modelos (…)
BNCC: A experiência fragmentada do saber e o ensino de Filosofia
17/04/2018 • Notas e Comunicados
Anunciada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) no dia 03 de abril de 2018, a Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio (BNCC/EM) apresenta as novas linhas desenhadas pelo atual Ministério da Educação (MEC) para este estágio escolar. O impacto sobre o ensino da Filosofia é direto, sendo este o (…)
Entrevista com o Prof. Dr. Ivan Domingues
Ivan Domingues
UFMG
16/04/2018 • Entrevistas
O livro de Ivan Domingues, Filosofia no Brasil – Legados e Perspectivas, publicado em 2017 pela editora da UNESP, já pode ser considerado um clássico do pensamento filosófico brasileiro, ao lado das obras seminais de Cruz Costa (Contribuição à história das ideias no Brasil) e Paulo Ara (…)
CHAMADA DE ARTIGOS ARTEFILOSOFIA N.25 / DOSSIÊ: VILÉM FLUSSER, WALTER BENJAMIN AS AMBIGUIDADES DA TÉCNICA
12/04/2018 • Notícias ANPOF
CHAMADA DE ARTIGOS ARTEFILOSOFIA N.25 / DOSSIÊ: VILÉM FLUSSER, WALTER BENJAMIN AS AMBIGUIDADES DA TÉCNICA Walter Benjamin reflete, em diversos momentos de sua obra, sobre a questão da técnica e temas correlatos, tais como o trabalho como mediador entre o ser humano e a natureza, realizando sua crítica ao progresso. Ele afirma: Para que falar (…)
À Comunidade Filosófica Brasileira
10/04/2018 • Notas e Comunicados
Nós, membros do GT Filosofia e Gênero da ANPOF, acompanhamos apreensivamente os últimos acontecimentos que culminaram na prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entendemos que não foi dado ao ex-presidente um julgamento justo nem o direito constitucional à ampla defesa. Como frisado pelo ministro (…)
Esclarecimentos sobre a inscrição de trabalhos no XVIII Encontro Anpof
10/04/2018 • Notas e Comunicados
O XVIII Encontro Nacional da Anpof acontecerá em Vitória, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Campus Goiabeiras entre os dias 22 e 26 de outubro. O Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFES, o Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/Núcleo UFES) e o Departamento de Filosofia (…)