O Sagitário da Filosofia Brasileira (sobre Oswaldo Porchat)

Prof. Dr. Marcelo Carvalho

UNIFESP

22/12/2017 • Coluna ANPOF

A filosofia brasileira, sobretudo a paulista, por muito tempo pensou a si própria a partir do mito de que o trabalho rigoroso de leitura de texto, a leitura estrutural ensinada pelos franceses, era incompatível com a construção viva e atual da filosofia. Não é raro que se encontre a afirmaç&atild (…)

Revista Trágica: Estudos de Filosofia da Imanência número 3 do volume 10 (2017)

19/12/2017 • Notícias ANPOF

Confirmam o mais novo lançamento da Revista Trágica: Estudos de Filosofia da Imanência, número 3 do volume 10 (2017), do Grupo de Pesquisas Spin, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Nesta edição temática, temos o pensamento de Baruch Spinoza em destaque. http://www.tragica.org/lastedition/ (…)

Porchat, a lógica e a verdade: Homenagem ao professor Oswaldo Porchat

Eduardo Barrio

UBA, Argentina

15/12/2017 • Coluna ANPOF

Lembro-me de que havia uma linguagem comum entre nós: seu estilo de abordagem dos problemas filosóficos, seu rigor argumentativo, sua capacidade de análise era o que estávamos procurando. Assim que o conheci, percebi que estava diante de uma figura única. Eu não estava errado. Naquela época, eu já e (…)

Gênero e raça de estudantes do ensino superior no Brasil por curso e área

14/12/2017 • Clipping

NexoDados do Censo Escolar de 2016 permitem visualizar que cursos, áreas e universidades têm maior proporção de alunos homens, mulheres, brancos, pretos, pardos, indígenas e amarelos https://www.nexojornal.com.br/grafico/2017/12/13/G%C3%AAnero-e-ra%C3%A7a-de-estudantes-do-ensino-superior-no-Brasil-por-curso-e-%C3%A1rea (…)

Homenagem a Porchat - Uma amizade filosófica

Prof. Dr. Bento Prado Neto

UFSCar

14/12/2017 • Coluna ANPOF

Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer o convite para contribuir para essa homenagem a Oswaldo Porchat – é um enorme prazer, e uma honra. Tenho, creio eu, uma dupla qualificação para tanto: de um lado, sou aluno e orientando de Porchat, de outro, sou filho do Bento, que foi um interlocutor privilegiado de Porchat. Como aluno e (…)

O legado de Porchat

Prof. Dr. Paulo Faria

UFRGS

13/12/2017 • Coluna ANPOF

Foi a mais completa reversão de expectativas. Por muito tempo ficamos nos perguntando o que acontecera. Corria o ano de 1982. Eu havia ingressado na primeira turma do recém-inaugurado Mestrado em Filosofia da UFRGS, e Porchat foi convidado a proferir a aula inaugural do novo programa. Eram os anos da ‘promoção filos (…)

Disputatio (Madrid) No. 7 – Avance nº 1. Advance nº1 – 2017

12/12/2017 • Notícias ANPOF

?D?ISPUTATIO. Philosophical Research Bulletin (Madrid, ISSN: 2254-0601), is pleased to announce the publication of the first advance of Vol. 5, No. 6 (Dec. 2017). D?ISPUTATIO. Boletín de Investigación Filosófica (Madrid, ISSN: 2254-0601), se complace en anunciar la publicación del primer avance del Vol. 6, No. 7 (Dic. 2017). TABLA DE CONTENIDOS (…)

Programas internacionais da CAPES ofertam mais de 400 bolsas

12/12/2017 • Clipping

CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOOs editais para os programas de Professor Visitante (PVE), Pós-doutorado, Doutorado-sanduíche (PDSE) e Doutorado-pleno, todos no exterior, foram divulgados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 11.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticia (…)

Programa Professor Visitante no Exterior

12/12/2017 • Clipping

CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOO Programa de Professor Visitante no exterior visa oferecer bolsa no exterior para a realização de estudos avançados após o doutorado e destina-se a pesquisadores ou docentes que possuam vínculo empregatício com instituição brasileira de ensino ou pesquisa.www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/programa-professo (…)

CARTA ABERTA AOS CONSELHEIROS E ÀS CONSELHEIRAS DO CNE

12/12/2017 • Notas e Comunicados

Caros conselheiros, caras conselheiras, Gostaria de me posicionar, na qualidade de alguém que participou como parecerista da primeira versão da Base Nacional Curricular Comum (BNC), quanto à presença do Ensino Religioso na mesma, no intuito de contribuir para a análise deste aspecto polêmico da proposta. O que (…)