Revista Opinião Filosófica

03/03/2017 • Notícias ANPOF

Confiira a nova edição da Revista Opinião Filosófica Revista Opinião Filosófica. V.7, n.2 (2016): Teorias da Justiça e Filosofia do Direito http://periodico.abavaresco.com.br/index.php/opiniaofilosofica/index Boa leitura! (…)

O BRASIL E A FILOSOFIA AFRICANA

Marcos Carvalho Lopes

Filósofo e professor na Universidade Federal de Jataí. Desenvolve a página e o podcast Filosofia Pop.

21/02/2017 • Coluna ANPOF

O filósofo norte-americano Cornel West definiu a filosofia afro-americana como “a interpretação da história afro-americana, sob as luzes de sua herança cultural e lutas políticas, como fonte de normas desejáveis que possam regular respostas para os desafios que hoje os afro-americanos enfrentam”. Podemos (…)

Filosofando com sotaques africanos e indígenas

Renato Noguera

PPGFil/UFRRJ
Colaborador do PPFEN/Cefet-RJ
GT Filosofar e Ensinar a Filosofar

20/02/2017 • Coluna ANPOF

Nós temos acompanhado um debate muito fértil sobre filosofia brasileira. Nossa primeira intenção era comentar os textos de Rafael Hadock-Lobo,  Vladimir Safatle, Julio Cabrera, Carla Rodrigues, José Crisóstomo de Souza,  Filipe Ceppas e Ronie Alexsandro Teles da Silveira que integram mais diretamente es (…)

O Debate sobre Filosofia Brasileira

Ronie Alexsandro Teles da Silveira

Universidade Federal do Sul da Bahia

10/02/2017 • Coluna ANPOF

O debate em andamento na “Coluna da ANPOF” sobre filosofia brasileira é tipicamente brasileiro. Nele se comprova nossa arraigada preferência pela teoria pura como forma de postular e resolver problemas. Pode parecer estranho que a filosofia possa ter outra perspectiva que não a puramente teórica, mas ela efetivamente tem. (…)

Revista de Filosofia Aurora

09/02/2017 • Notícias ANPOF

Já está no ar o último número da Revista de Filosofia Aurora, com o dossiê "50 Anos de As palavras e as coisas e 40 anos de A vontade de saber", organizado pelo prof. Cesar Candiotto. Revista de Filosofia Aurora, v.28, n.45, 2016. Boa leitura! (…)

Revista Sofia v.5, n.2 (2016)

09/02/2017 • Notícias ANPOF

A Revista Sofia - Versão Eletrônica (Qualis B2) do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFES tem o prazer de tornar público seu novo número, com o Dossiê "Heidegger e os Medievais". Para acessá-la, basta clicar em; v. 5, n. 2 (2016)  Boa leitura! (…)

Filosofia Unisinos - Unisinos Journal of Philosophy

07/02/2017 • Notícias ANPOF

Filosofia Unisinos Vol 17, No 2 (2016): May/August Table of Contentshttp://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/issue/view/610 -------- Presentation (85) - Adriano Naves de Brito   Articles -------- Ricoeur and his application of psychology to the collective (86-94) - Esteban Lythgoe   Demoktesis: Property, rights, and (…)

A Filosofia enquanto estudos e práticas

Silvio Ricardo Gomes Carneiro

Prof. de Filosofia da UFABC
Coordenador do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar

07/02/2017 • Coluna ANPOF

É com apelo de urgência que remeto à comunidade da ANPOF estas palavras. Pois a Filosofia ganha novas cores com o último texto aprovado da reforma do Ensino Médio, a Medida Provisória 743/2016, atualmente encaminhada para votação ao Senado no Projeto de Lei de Conversão 34/2016 (PLV 34/2016). (…)

Por uma disciplina para estudar o pensamento ameríndio nos cursos de filosofia

Filipe Ceppas

Professor adjunto da UFRJ - FE / PPGF

06/02/2017 • Coluna ANPOF

A proposta de incluir, no currículo da graduação em filosofia, uma disciplina obrigatória dedicada à filosofia e as culturas ameríndias responde a uma série de questões que vêm se revelando cada dia mais evidentes e importantes, começando com a do sentido de se falar em uma “filosofia (…)

EM DEFESA DA FILOSOFIA COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Fábio Gai Pereira

Doutorando em filosofia/UFRGS
Professor na rede municipal de Porto Alegre/RS e no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho

02/02/2017 • Coluna ANPOF

Em que tipo de sociedade você deseja viver? Você deseja viver em uma sociedade organizada com a menor carga tributária possível, com um Estado que possua o menor número de funções possível, pois na sua concepção a sociedade civil precisa ter a liberdade para organizar-se da maneira como (…)