(Des)caminhos da democracia no Brasil

André Duarte

Filosofia UFPR/Pesquisador do CNPq

10/11/2016 • Coluna ANPOF

A política é o domínio do imprevisível e isto torna a consideração dos caminhos e descaminhos recentes da democracia no Brasil uma tarefa sobremaneira difícil e complexa. Nossos períodos contínuos de plena democracia nunca ultrapassaram mais do que três décadas, e esse déf (…)

Para não dizer que não falei da Economia

Prof. Dr. Marcelo Carvalho

UNIFESP

09/11/2016 • Coluna ANPOF

A justificativa usada pelo Governo Temer na defesa da PEC do Corte de Gastos é a necessidade de combater a crise econômica que herdou das gestões de Dilma. Essa afirmação coloca, de imediato, duas questões que proponho abordar aqui em suas linhas gerais. Em primeiro lugar, a compreensão da natureza e da din (…)

Os primeiros sons do futuro

Rafael Haddock-Lobo

Professor do Departamento de Filosofia e
do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF-UFRJ

09/11/2016 • Coluna ANPOF

Talvez uma das maiores dificuldades para a filosofia seja pensar seu tempo. Poucos filósofos conseguiram realizar isso de modo efetivamente crítico, isto é, sem cair no afã histórico nem no tom profético ou apocalíptico. Isso parece se dar devido à dificuldade que os pensadores têm de se posic (…)

A filosofia e a desigualdade de gênero

Maria Isabel Limongi

UFPR

08/11/2016 • Coluna ANPOF

À Marilena Chaui, com carinho O último encontro da ANPOF abriu-se com uma mesa de discussão sobre gênero e Filosofia, e, com isso, suscitou uma reflexão bastante nova e muito bem-vinda entre nós: como compreender e como lidar com os dados recolhidos por Carolina Araújo (Cf. “Mulheres na pós-gradu (…)

O “hábito da filosofia” (ou sobre a filosofia no Ensino Médio)

Juvenal Savian Filho

Unifesp

07/11/2016 • Coluna ANPOF

Juvenal Savian Filho (Unifesp) O texto de Marcelo Carvalho, publicado na Coluna da Anpof no último dia 02, possui, entre outros, o mérito de tocar em dois temas que a comunidade filosófica brasileira tem valorizado bastante no debate sobre a presença da filosofia no Ensino Médio: (i) o tratamento do ensino/aprendizad (…)

Direito e exceção

Adriano Correia

Professor da UFG e pesquisador do CNPq

04/11/2016 • Coluna ANPOF

Heráclito afirmara, em um dos fragmentos preservados de sua obra, que “é preciso que o povo lute por sua constituição como pelas muralhas” (B44) da sua pólis.Traduzia, assim, a compreensão de que a constituição demarca no espaço físico da pólis o espaço propriamente pol (…)

EDIÇÃO DE GENES E PROBLEMAS MORAIS NA INTERFACE ENTRE BIOÉTICA E NEUROÉTICA

Darlei Dall’Agnol

UFSC/CNPq

04/11/2016 • Coluna ANPOF

No XVII Encontro Nacional da ANPOF ministrei um minicurso sobre Princípios bioéticos e edição do genoma humano. A ideia foi discutir as normas básicas pressupostas pela legislação brasileira que regulamenta pesquisas com seres humanos, a saber, os princípios prima facie do respeito pela autonomia, a (…)

Ensino de Filosofia e Currículo

Prof. Dr. Marcelo Carvalho

UNIFESP

02/11/2016 • Coluna ANPOF

Há muitas perspectivas diferentes no debate sobre o ensino de filosofia no Ensino Médio. Um dos temas mais relevantes diz respeito à “disciplinaridade” desse ensino, à maneira como a filosofia se faz presente no espaço da escola. Raramente se vê oposição à presença “transversal” do (…)

Uma escola para chamar de nossa

Ronai Rocha

01/11/2016 • Coluna ANPOF

Foi com algum desconcerto que percebi, como sindicalista, nos anos oitenta, que enquanto mantinha meus filhos em escolas públicas, a maioria dos meus colegas tratava de retirar os seus dela, matriculando-os no ensino privado e apostilado que hoje é moda no Brasil. Havia uma defesa da escola pública, por assim dizer, da boca para fora (…)

Em defesa da Torre de Marfim

Andrea Faggion

31/10/2016 • Coluna ANPOF

Sem dúvida, ética é uma das áreas que desperta maior interesse entre estudiosos de filosofia mundo afora. Como professores universitários, não raro, filósofos se deparam com a incumbência de lecionar sobre ética profissional em disciplinas de serviço para diversos cursos de gradua&ccedi (…)