Anpof assina carta aberta da SBPC em defesa do CNPq
30/07/2021 • Notas e Comunicados
Em carta aberta divulgada na última quarta-feira, 28/7, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência manifesta “consternação e preocupação” com fragilidade da infraestrutura do CNPq. “A SBPC solicita ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que (…)
Ao que responde o líder fascista? Uma pesquisa de Th. Adorno
Maurício Vieira Martins
Professor do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF
30/07/2021 • Coluna ANPOF
Cresce no espaço público o debate sobre as razões que levam ao surgimento no mundo contemporâneo de lideranças com características regressivas muito evidentes. E que não se diga que trata-se de um fenômeno apenas brasileiro: com diferenças nacionais sem dúvida marcantes, tamb&e (…)
Nota da ANARCHAI - PPG-FIL UnB pelo falecimento da Prof. Dra. Fran Demétrio
30/07/2021 • Notas e Comunicados
Em 2018, nós do Anarchai tivemos a felicidade de compartilhar afetos e saberes com Fran Demétrio. Professora adjunta da UFRB, transfeminista e coordenadora do (co)Laboratório Humano de Estudos, Pesquisa e Extensão Transdisciplinares em Integralidade e Interseccionalidade do Cuidado em Saúde e Nutrição, G&e (…)
A falácia da distorção da realidade na CPI da Pandemia
Matheus Oliva da Costa
Pós-doutorando em Filosofia (USP)
28/07/2021 • Coluna ANPOF
Assistimos neste ano de 2021 a uma Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI da Pandemia[1], criada para investigar de quem é a responsabilidade pela ineficiência governamental brasileira para lidar com a tragédia de mais de meio milhão de mortos pela pandemia de COVID-19. A ideia de verificar as causas desse probl (…)
Diretoria da Anpof lamenta o falecimento do prof. Dr. José Arhur Gianotti
28/07/2021 • Notas e Comunicados
É com grande consternação que a diretoria da ANPOF escreve essa nota para lamentar o falecimento do Prof. Dr. José Arthur Giannotti, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e um dos fundadores da filosofia brasileira acadêmica e profissional. Gianotti faleceu na ú (…)
Nota da FFLCH USP pelo falecimento do Prof. Dr. José Arthur Gianotti
27/07/2021 • Notas e Comunicados
Luto Oficial de 3 dias Com imensa tristeza, o Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo comunica que, nesta terça-feira, 27 de julho de 2021, faleceu o professor e filósofo José Arthur Giannotti, Professor Emérito da Universidade de São Paulo e nosso mestre, colega e amigo: É muito dif&iac (…)
As doze máscaras dos negacionistas
Léo Peruzzo Júnior
Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PUCPR. Pós-Doutor em Filosofia pela Università Ca´ Foscari, Veneza.
27/07/2021 • Clipping
Poderia alguém posicionar-se sobre aquilo que desconhece? Sim. Esta é a resposta simples, óbvia e infeliz dos negacionistas. Segundo eles, pouco importam os argumentos e evidências disponíveis para a avaliação crítica de um tema. O seu jogo consiste, como obser (…)
Nota de pesar da Diretoria da Anpof pelo falecimento do Prof. Roberto Romano
23/07/2021 • Notas e Comunicados
Roberto Romano da Silva, professor aposentado do Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, faleceu nesta quinta-feira (22/7) aos 75 anos, vítima de Covid-19. A diretoria da Anpof registra suas condolências e sentimentos, aos familiares e amigos, pelo falecimento do professor Roberto, sem (…)
Ciência, negacionismo e pós-verdade
Wendel de Holanda P. Campelo
Doutor em Filosofia pela UFMG e professor adjunto de Filosofia do IFPA
21/07/2021 • Coluna ANPOF
O problema destas discussões na web, que travam uma verdadeira cruzada contra o negacionismo científico, é que entre aqueles que retroalimentam crenças anticientíficas, nem sempre parece estar tão claro e inteiramente em jogo destituir a ciência do papel que ocupa em nossa sociedade. Grupos negacionistas fr (…)
O direito de matar
Jelson Oliveira
Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR
19/07/2021 • Coluna ANPOF
Quando viajou pela América do Sul, incluindo o Brasil, em 1949, Albert Camus apresentou uma conferência cujo título é ao mesmo tempo dramático e contundente: O tempo dos assassinos. Considerado como uma espécie de trabalho preparatório do que seria, posteriormente, o agora sexagenário (…)