Guerreiros Estoicos, Red Pill, Resiliência e Juventude Abandonada
Aldo Dinucci
Professor de Filosofia da UFES
13/10/2021 • Coluna ANPOF
Todos já devem ter ouvido falar do Red Pill, que é um grupo de homens jovens que lançam mão de estoicismo, entre outras filosofias antigas e modernas, com uma visão bastante negativa do feminismo e dividindo os homens (sexo masculino) em dois grupos principais, os alfas e os betas. Os alfas seriam aqueles com os quais t (…)
Produção de material didático pedagógico para a Filosofia: ensinar como um jogo e com o uso dos jogos
Angela Zamora Cilento
Profa. Universidade Presbiteriana Mackenzie
Pedro Gontijo
Prof. UnB
11/10/2021 • Coluna ANPOF
Sem negligenciar que a educação sofre interferências da economia vigente e nem tampouco dissociá-la das relações de poder que comportam, em todas as esferas, grandes assimetrias, podemos afirmar que produção de materiais didáticos para o ensino de filosofia no Brasil vive um momento singular e (…)
Nota da Diretoria da ANPOF sobre os cortes no CNPq
11/10/2021 • Notas e Comunicados
A ciência brasileira sofre duro golpe. A modificação do PLN 16 pela Comissão Mista do Orçamento, atendendo a ofício enviado pelo Ministério da Economia, subtrai recursos destinados a bolsas e apoio à pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e impossibili (…)
Departamento de Filosofia da USP lamenta a morte do prof. Victor Knoll
09/10/2021 • Notas e Comunicados
Com imensa tristeza, o Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo comunica que, neste sábado, 9 de outubro de 2021, faleceu o prof. Victor Knoll, aos 85 anos. O prof. Victor Knoll atuou por 40 anos (entre 1962 e 2002) na área de estética e filosofia da arte, tendo sido, juntamente com a profa. Gilda de M (…)
ANPOF subscreve nota da SBPC sobre corte inexplicável de recursos do CNPq
08/10/2021 • Notas e Comunicados
Foi com perplexidade que recebemos a notícia de que o Ministério da Economia – ME, poucas horas antes da votação do PLN 16/2021 nessa quinta-feira, resolveu mudar a destinação dos recursos previstos no projeto, em uma manobra sorrateira e sem qualquer justificativa aceitável. Este PLN liberaria R$ 69 (…)
A Produção Educacional na Área de Filosofia
Felipe Pinto
PPFEN-CEFET/RJ
Taís Pereira
Professora vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Filosofia do CEFET-RJ e ao Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UNIRIO).
08/10/2021 • Coluna ANPOF
A ideia de produto educacional, já consolidada, por exemplo, na área de Ensino, parece atrair ainda pouca atenção dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia. Os livros didáticos recebem, é verdade, atenção de pesquisadores e pesquisadoras em estudos, discussões e proposi (…)
Nota do PPGFIL/UFRGS sobre denúncias de ataques racistas
06/10/2021 • Notas e Comunicados
A respeito de recentes denúncias de ataques racistas perpetrados por um membro de seu corpo discente, e diante do caráter pouco informativo das notas publicadas recentemente por outras instâncias da Universidade, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia vem tornar públicas, não apenas suas posi&ccedi (…)
Formação docente e ensino de filosofia em questão: razões para resistência
Deodato Ferreira da Costa
Prof. UFAM/PROF-FILO
Pedro Rodolfo Fernandes da Silva
Prof. UFAM/PROF-FILO
Valcicléia Pereira da Costa
Profa. UFAM/PROF-FILO
05/10/2021 • Coluna ANPOF
Atualmente a comunidade filosófica encontra-se em estado de mobilização devido ao cenário atual de implantação de uma política educacional com a finalidade de fornecer as diretrizes para melhorar a qualidade do ensino médio em nível nacional. A despeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC (…)
Ensino de Filosofia em risco: considerações conjunturais
Christian Lindberg
Professor vinculado ao Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFS e ao Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFPE).
01/10/2021 • Coluna ANPOF
Sabe-se que a democracia colaborou para que a Grécia desenvolvesse sua Filosofia. De igual modo, costuma-se afirmar que nosso País é, do ponto de vista cultural, herdeiro da tradição ocidental, tradição que recorre aos antigos gregos em muitos aspectos, muito embora a constituição do povo bra (…)
A angústia do ensino: memórias e impressões de uma experiência com a escola e a filosofia - parte II
Ana Monique Moura
Doutora em Filosofia (UFPB/HGB)
29/09/2021 • Coluna ANPOF
A resposta à pergunta sobre se é bom fazer uso da filosofia no ensino médio poderia talvez ser “não e sim”. E essa resposta não é confusa, mas filosófica. “Não” se ela ficar reduzida à repetição de valores ineficazes e normatização do conhec (…)