Guerreiros Estoicos, Red Pill, Resiliência e Juventude Abandonada

Aldo Dinucci

Professor de Filosofia da UFES

13/10/2021 • Coluna ANPOF

Todos já devem ter ouvido falar do Red Pill, que é um grupo de homens jovens que lançam mão de estoicismo, entre outras filosofias antigas e modernas, com uma visão bastante negativa do feminismo e dividindo os homens (sexo masculino) em dois grupos principais, os alfas e os betas. Os alfas seriam aqueles com os quais t (…)

Produção de material didático pedagógico para a Filosofia: ensinar como um jogo e com o uso dos jogos

Angela Zamora Cilento

Profa. Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pedro Gontijo

Prof. UnB

11/10/2021 • Coluna ANPOF

Sem negligenciar que a educação sofre interferências da economia vigente e nem tampouco dissociá-la das relações de poder que comportam, em todas as esferas, grandes assimetrias, podemos afirmar que produção de materiais didáticos para o ensino de filosofia no Brasil vive um momento singular e (…)

Nota da Diretoria da ANPOF sobre os cortes no CNPq

11/10/2021 • Notas e Comunicados

A ciência brasileira sofre duro golpe. A modificação do PLN 16 pela Comissão Mista do Orçamento, atendendo a ofício enviado pelo Ministério da Economia, subtrai recursos destinados a bolsas e apoio à pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e impossibili (…)

Departamento de Filosofia da USP lamenta a morte do prof. Victor Knoll

09/10/2021 • Notas e Comunicados

Com imensa tristeza, o Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo comunica que, neste sábado, 9 de outubro de 2021, faleceu o prof. Victor Knoll, aos 85 anos.  O prof. Victor Knoll atuou por 40 anos (entre 1962 e 2002) na área de estética e filosofia da arte, tendo sido, juntamente com a profa. Gilda de M (…)

ANPOF subscreve nota da SBPC sobre corte inexplicável de recursos do CNPq

08/10/2021 • Notas e Comunicados

Foi com perplexidade que recebemos a notícia de que o Ministério da Economia – ME, poucas horas antes da votação do PLN 16/2021 nessa quinta-feira, resolveu mudar a destinação dos recursos previstos no projeto, em uma manobra sorrateira e sem qualquer justificativa aceitável. Este PLN liberaria R$ 69 (…)

A Produção Educacional na Área de Filosofia

Felipe Pinto

PPFEN-CEFET/RJ

Taís Pereira

Professora vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Filosofia do CEFET-RJ e ao Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UNIRIO).

08/10/2021 • Coluna ANPOF

A ideia de produto educacional, já consolidada, por exemplo, na área de Ensino, parece atrair ainda pouca atenção dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia. Os livros didáticos recebem, é verdade, atenção de pesquisadores e pesquisadoras em estudos, discussões e proposi (…)

Nota do PPGFIL/UFRGS sobre denúncias de ataques racistas

06/10/2021 • Notas e Comunicados

A respeito de recentes denúncias de ataques racistas perpetrados por um membro de seu corpo discente, e diante do caráter pouco informativo das notas publicadas recentemente por outras instâncias da Universidade, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia vem tornar públicas, não apenas suas posi&ccedi (…)

Formação docente e ensino de filosofia em questão: razões para resistência

Deodato Ferreira da Costa

Prof. UFAM/PROF-FILO

Pedro Rodolfo Fernandes da Silva

Prof. UFAM/PROF-FILO

Valcicléia Pereira da Costa

Profa. UFAM/PROF-FILO

05/10/2021 • Coluna ANPOF

Atualmente a comunidade filosófica encontra-se em estado de mobilização devido ao cenário atual de implantação de uma política educacional com a finalidade de fornecer as diretrizes para melhorar a qualidade do ensino médio em nível nacional. A despeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC (…)

Ensino de Filosofia em risco: considerações conjunturais

Christian Lindberg

Professor vinculado ao Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFS e ao Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFPE).

01/10/2021 • Coluna ANPOF

Sabe-se que a democracia colaborou para que a Grécia desenvolvesse sua Filosofia. De igual modo, costuma-se afirmar que nosso País é, do ponto de vista cultural, herdeiro da tradição ocidental, tradição que recorre aos antigos gregos em muitos aspectos, muito embora a constituição do povo bra (…)

A angústia do ensino: memórias e impressões de uma experiência com a escola e a filosofia - parte II

Ana Monique Moura

Doutora em Filosofia (UFPB/HGB)

29/09/2021 • Coluna ANPOF

A resposta à pergunta sobre se é bom fazer uso da filosofia no ensino médio poderia talvez ser “não e sim”. E essa resposta não é confusa, mas filosófica. “Não” se ela ficar reduzida à repetição de valores ineficazes e normatização do conhec (…)