Angela Davis, a filósofa na cidade

Yara Frateschi

Professora Livre Docente do Departamento de Filosofia da Unicamp

Laíssa Ferreira

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unicamp

26/10/2019 • Coluna ANPOF

Sócrates estava correto quando “afirmou que a razão de ser da filosofia é nos ensinar a viver de maneira apropriada. No nosso tempo, viver de maneira apropriada significa a libertação dos problemas urgentes da pobreza, necessidade econômica, doutrinação e opressão mental” (Angela Daivs,  (…)

O preço do ressentimento: sobre o ataque às ciências humanas

25/10/2019 • Clipping

Longe de se localizar em certa noção de produtivismo, que exige extemporaneamente das ciências humanas uma produção científica simétrica àquela das ciências naturais, por exemplo, a minha aposta é que esse ataque se dirige mesmo à natureza das ciências humanas. Não se (…)

Angela Davis, a filósofa na cidade

25/10/2019 • Clipping

Davis é uma filósofa bem particular. Quem teve a oportunidade de vê-la palestrando e dialogando com as pessoas na sua breve passagem pela cidade deparou-se com alguém que insiste em livrar-se do manto sagrado que envolve a figura clássica do filósofo. Resistindo gentilmente ao protagonismo que lhe queriam imputar, (…)

É papel da Filosofia ajudar a evitar o desastre

25/10/2019 • Clipping

Le Monde Diplomatique Brasil Entrevista com José Meirinhos, que compartilhou sobre a experiência da supressão do ensino obrigatório da Filosofia nos liceus na Espanha, há seis anos, e como reverteram a situação. https://diplomatique.org.br/e-papel-da-filosofia-ajudar-a-evitar-o-desastre/ (…)

Filosofia e Ciências Sociais vs. Direito?

Prof. Dr. Henry Martin Burnett Junior

UNIFESP

22/10/2019 • Coluna ANPOF

Considero extremamente relevante o tratamento que a Folha dispensa ao problema da educação, por isso não hesitei em me cadastrar para receber a newsletter semanal do mais recente projeto na área, chamado “Folha na Sala”, que não só amplia as abordagens do jornal de modo específico, como também aum (…)

O preço do ressentimento: sobre o ataque às ciências humanas

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

21/10/2019 • Notícias ANPOF

Érico Andrade ericoandrade@gmail.com Filósofo, psicanalista em formação, professor da Universidade Federal de Pernambuco O ataque à ciência tem sido uma constante no governo Bolsonaro. Mas a sua destinação tem como foco principal as ciências humanas. O presente artigo tenta c (…)

Presidente da Anpof participa de reunião com Presidente da CAPES

21/10/2019 • Notas e Comunicados

Presidente da Capes enfatiza que não haverá a ponderação por área de conhecimento na distribuição de bolsas da instituição No último dia 11 de outubro, o Prof. Adriano Correia, presidente da ANPOF, participou de uma reunião com o Presidente da CAPES, o prof. Anderson Correia. (…)

CARTA DE CURITIBA - CHAMADO À RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

21/10/2019 • Notas e Comunicados

Vivemos um momento de graves e irresponsáveis agressões ao meio ambiente, com ataques à já frágil legislação, retrocessos institucionais e supressão de direitos patrocinadas por um governo que nega as evidências da crise climática criando vexames internacionais e incentivando prá (…)

SELEC?A?O PARA ESTA?GIO DE PO?S-DOUTORADO PROGRAMA NACIONAL DE PO?S-DOUTORADO – PNPD/CAPES - UFRJ

17/10/2019 • Notícias ANPOF

EDITAL No 01/2019PROGRAMA DE PO?S-GRADUAC?A?O EM FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIROO Programa de Po?s-Graduac?a?o em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF/UFRJ) esta? selecionando dois (02) pesquisadores para atuar no a?mbito do Programa Nacional de Po?s-Doutorado (PNPD-CAPES). Período de inscrições: de 07 a 18 de (…)

HEIDEGGER PROFESSOR DE HANS JONAS: NO DIA DOS PROFESSORES/AS, UMA LIÇÃO DE FILOSOFIA

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

15/10/2019 • Coluna ANPOF

As aulas, nessa época, eram de dois tipos: as chamadas “aulas magistrais” eram aulas expositivas, nas quais o professor falava e os alunos anotavam, quase sem nenhum debate; e os seminários, nos quais se requeria participação ativa dos estudantes. Jonas descreve essa experiência com palavras emocionadas: “Heidegger, c (…)