Podcast Temporada XX Encontro Anpof - Filosofia brasileira oitocentista
10/04/2025 • Podcast Anpof
Neste episódio, gravado em Recife, durante o XX Encontro Anpof, recebemos convidados que têm se dedicado a pensar o século XIX brasileiro, voltando o seu olhar para a produção filosófica. A professora Dra. Natália Mendes (UFMA), pesquisadora de pós-doutorado (UFRJ), recebe nesta conversa, a professora Dra. Nastassja Pugliese (UFRJ) e o Dr. Júlio Canhada (USP), pesquisador de pós-doutorado na Université Paris 8 e na Universidade Federal de São Carlos.
Nastassja e Júlio compartilham nesta conversa reflexões sobre os seus trabalhos, que se preocupam em pensar a filosofia brasileira e todas as questões que atravessam esse tema, como por exemplo o cânone filosófico, o trabalho de resgate de autoras e constituição de identidade nacional. Refletindo sobre a filosofia brasileira, os pesquisadores discutem os limites do método estruturalista, a necessidade de pensar este debate para além dos limites uspianos e sublinham que pensar novos métodos não implica abrir mão do rigor filosófico.
Nastassja Pugliese, que tem se dedicado a pesquisar o trabalho e pensamento de Nísia Floresta, compartilha nesta conversa a trajetória que chegou até essa filósofa brasileira e informações relevantes de sua pesquisa sobre o itinerário das produções de Floresta. Pugliese comenta como conhecer a filosofia autoral de Floresta contribui para compreender a formação de um momento do pensamento brasileiro.
Canhada compartilha o caminho percorrido em sua tese de doutorado, que culminou na publicação do livro O Discurso e a História: A Filosofia No Brasil No Século XIX. Ele problematiza como a questão sobre haver uma filosofia brasileira pressupõe uma identidade nacional, que ignora diversidades de conformações sociais e culturais brasileiras. Júlio ainda compartilha suas reflexões sobre como a filosofia profissional brasileira nasce abrindo mão de uma voz autoral filosófica.