XI COLÓQUIO INTERNACIONAL SCHOPENHAUER
22/04/2025 • GT Schopenhauer
Sobre o XI Colóquio Internacional Schopenhauer (06 a 10 de outubro de 2025)
O objetivo norteador do evento é promover o debate filosófico em torno do pensamento de Arthur Schopenhauer no contexto da temática geral “Schopenhauer e a Filosofia Alemã”. Com isso, visamos aprimorar a qualidade da produção científica no campo da filosofia schopenhaueriana no que ela permite dialogar com as diferentes tradições da Filosofia Alemã e seus principais representantes, bem como com diferentes áreas dos estudos filosóficos, tais como a estética e as artes, com a ética, com a epistemologia, mas também com outras áreas do conhecimento, como a educação, as ciências naturais, a literatura e o direito. Pretendemos também aprofundar as pesquisas e a socialização de resultados de trabalhos que são realizados no Brasil e no mundo sobre a filosofia schopenhaueriana e as suas interfaces com diversos autores da História da Filosofia Alemã. Tal é o caso dos pensadores da chamada “Schopenhauer-Schule” - como Nietzsche, Rée, Bahnsen, Becker, Mainländer, Horkheimer etc., o que permitirá que os estudantes tomem conhecimento de abordagens e de trabalhos inovadores. Nesse sentido, um dos resultados esperados do Colóquio é a continuação e o fortalecimento das cooperações em âmbito de Pós-Graduação entre a Sociedade Schopenhauer do Brasil (Seção da Schopenhauer-Gesellschaft), a “Schopenhauer-Forschungsstelle” da Universität Mainz (Alemanha) e o “Centro Interdipartimentale di ricerca su Arthur Schopenhauer e la sua scuola, da Università del Salento” (Lecce-Itália), centros de pesquisa que nos últimos anos têm recebido diversos pós-graduandos e professores brasileiros para desenvolvimento de suas pesquisas, e organizado eventos com convidados brasileiros, promovendo debates e publicações. Além disso, visa-se a manutenção de laços já existentes com as seções japonesa e americana de estudos schopenhauerianos e conta-se estreitar o laço com pesquisadores da obra de Schopenhauer das seções dinamarquesa, australiana, indiana e mexicana, bem como de outros países tais como a Argentina e Moçambique, que também estão desenvolvendo pesquisas no contexto da Filosofia de Schopenhauer.
Informações úteis:
E-mail do colóquio
xicoloquioschopenhauer@gmail.com
Site do Colóquio Schopenhauer para INSCRIÇÕES:
https://sites.google.com/view/xi-coloquiointernacionalschop/início
(Em breve publicaremos a programação.)
Edições anteriores
A primeira edição do Colóquio ocorreu em 2001 e foi organizada pelo Prof. Jair Barboza, na época atuando como professor recém-doutor na UFPR, em Curitiba, em parceria com o Goethe-Institut Curitiba; a segunda edição foi organizada em 2003 pelo Prof. João Carlos Salles Pires da Silva, na UFBA, em Salvador; a terceira foi organizada em 2005 pelos Profs. Maria Lúcia Cacciola e Eduardo Brandão, na USP, em São Paulo; a quarta foi organizada em 2009 pelos Profs. Maria Lúcia Cacciola e Luiz Carlos Pereira, na PUC-Rio, no Rio de Janeiro; a quinta foi organizada em 2011 pelos Profs. Jair Barboza e Leo Staudt, na UFSC, em Florianópolis; a sexta ocorreu em 2013, na UECE, em Fortaleza, e foi organizada pelo Prof. Ruy de Carvalho; e a sétima ocorreu novamente em Salvador, em 2015, na UFBA, e foi organizada pelos Profs. Jarlee Salviano e Kleverton Bacelar. Sua edição de 2017 ocorreu em Curitiba, na UFPR, e foi organizada pelos professores Antonio Edmilson Paschoal e Vilmar Debona. Afetada pela pandemia de COVID-19, a nona edição, que aconteceria no início de 2020, teve de ser suspensa e transferida para 2021, de modo remoto, co-organizada pelos Departamentos e Programas de Pós-Graduação em Filosofia da USP, UNICAMP, UFABC e PUC-PR. Naquela ocasião, o evento contou com 29 pesquisadores brasileiros e 16 estrangeiros das seções schopenhauerianas da Alemanha, Itália, Japão, EUA, França, Peru, Reino Unido e Espanha. O evento está integralmente registrado no Canal Schopenhauer do YouTube. A décima edição do colóquio foi organizada em 2024 pelos Profs. profa. Maria Lúcia Mello e Oliveira Cacciola, Oswaldo Giacoia Jr., Flamarion Caldeira Ramos, Eduardo Brandão, Ana Carolina Soliva Soria e Luan Corrêa da Silva e foi realizada no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em São Paulo.
Promoção: GT Schopenhauer da ANPOF; Schopenhauer-Gesellschaft; PUCPR.
APOIO: CAPES (PAEP - processo: 88881.013595/2024-01); Universidade Federal de São Carlos; UNICAMP; Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR; Universidade Federal do Acre; Instituto Federal Rio Grande do Norte; Revista Voluntas.
Organização:
Eduardo Ribeiro da Fonseca (PUCPR)
Gleisy Picoli (UNICAMP)
Jaqueline Engelmann (IFRN)
Felipe Durante (UFAC)
Ana Carolina Soliva Soria (UFSCar)
Diana Chao Decock (PUCPR)
Comitê Científico:
Maria Lúcia Cacciola (USP)
Oswaldo Giacoia Jr. (PUCPR)
Jair Barboza (UFSC)
Mathias Kossler (Mainz)
Domenico Fazio (Lecce)
Comissão de apoio:
Maria Fernanda Fernandes (PUCPR)
Daniel Rodrigues Braz (UFABC)
CONTATO: