Fragilidade da ação e realismo trágico em Arendt: um diálogo com Nietzsche

Ano 11 nº 22 2019 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Alfons C. Salellas Bosch

Resumo:

Existe um realismo trágico no plano de fundo de todo o pensamento arendtiano, que corresponde à sua forma de lidar com a fragilidade das questões práticas que se colocam entre os homens, sem renunciar – muito pelo contrário – à ação. Através da sua afinidade nietzschiana, busco evidenciar aquela que acredito ser a postura intelectual base de toda a reflexão político-filosófica de Hannah Arendt, que não é unicamente um subentendido, mas que aparece explícita em muitos momentos da sua produção.

Abstract:

There is a tragic realism in the background of all Arendtian thinking, which corresponds to her way of dealing with the fragility of the practical issues that lie between men, without renouncing – quite the contrary - to action. Through her Nietzschean affinity, I seek to evidence what I believe to be the intellectual posture that is the basis of all the political-philosophical reflection of Hannah Arendt,
which is not only an understatement but appears explicit in many moments of her work.

ISSN: 19844255

DOI: 10.36517/Argumentos.22.14

Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/39914

Palavras-Chave: Arendt. Nietzsche. Frágil. Trágico.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.