A música como arte imitativa: da estética cartesiana à arte de expressar paixões

Ano 11 nº 22 2019 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva Sahd

Resumo:

A Querela dos Bufões, que durou de 1752 a 1754, e colocou a tradição operística francesa contra a italiana serve de pano de fundo para o artigo. Rameau foi acusado de estar ultrapassado, e sua música, de ser complicada demais, em comparação com a “simplicidade” e “naturalidade” da ópera cômica La Serva Padrona, de Pergolesi. Em meados de 1750 Rameau criticou os verbetes sobre música que Rousseau havia escrito para a Encyclopédie, levando a uma disputa com os filósofos D’Alembert e Diderot.

Abstract:

The Quarrel of the Buffoons, which lasted from 1752 to 1754, and set the French operatic tradition against the Italian, serves as a backdrop to the article. Rameau was accused of being outdated, and his music too complicated, compared to the “simplicity” and “naturalness” of Pergolesi’s La Serva Padrona comic. In the mid-1750s Rameau criticized the music entries Rousseau had written for the Encyclopédie, leading to a dispute with philosophers D’Alembert and Diderot.

ISSN: 19844255

DOI: 10.36517/Argumentos.22.10

Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/41900

Palavras-Chave: Música. Arte imitativa. Paixões. Melodia. Harmonia.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.