O valor da ciência e a busca pela verdade, bem e belo na filosofia de Henri Poincaré
Ano 11 nº 22 2019 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Vinicius Carvalho da Silva
Resumo:
A questão do valor da ciência sempre foi de suma importância para filósofos e cientistas. Poderemos reduzir a ciência a seus resultados utilitários ou a pesquisa científica possui algum valor intelectual intrínseco, independente de sua dimensão prática? Neste artigo abordamos a questão tendo como fio condutor o pensamento do matemático filósofo convencionalista Henri Poincaré. Veremos como Poincaré concebe o valor da ciência e defende a busca da verdade e o cultivo da beleza e do bem moral como núcleos de sua visão de ciência pela ciência.
Abstract:
The question of the value of science has always been of paramount importance to philosophers and scientists. Can we reduce science to its utilitarian results or does scientific research possess any intrinsic intellectual value, independent of its practical dimension? In this article we approach the question having as a guiding thread the thought of the mathematical conventionalist philosopher Henri Poincaré. We shall see how Poincaré conceives the value of science and defends the pursuit of truth and the cultivation of beauty and moral good as nuclei of his vision of science for its own sake.
ISSN: 19844255
DOI: 10.36517/Argumentos.22.6
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/41218
Palavras-Chave: Valor da ciência. Ordem e unidade. Utilitarismo.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.