Hannah Arendt: considerações sobre a Revolução Americana
Ano 12 nº 23 2020 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: José João Neves Barbosa Vicente
Resumo:
A revolução, para Hannah Arendt, é um acontecimento cujo objetivo é fundar um novo corpo político onde a liberdade possa aparecer. Em seu livro Da revolução, ela analisa e contrapõe as experiências americana e francesa, defendendo que, enquanto a primeira foi um “sucesso”, a segunda foi um grande “fracasso”. O objetivo deste artigo é analisar e expor o modo como Hannah Arendt compreendeu esse “sucesso” da Revolução Americana.
Abstract:
The Revolution, for Hannah Arendt, is an event whose goal is to establish a new political body where freedom can appear. In her book On the Revolution, she analyzes and counteracts the American and French experiences, defending that while the first was a “success”, the second was a great “failure”. The aim of this article is to analyze and expose the way Hannah Arendt understood this “success” of the American Revolution.
ISSN: 19844255
DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.23.7
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/41449
Palavras-Chave: Arendt. Fundação. Liberdade. Política. Revolução Americana.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.