O estatuto da música tonal em Susanne Langer

Ano 12 nº 23 2020 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Ivânio Lopes de Azevedo Júnior; Ilana Viana do Amaral

Resumo:

Este artigo tem como objetivo entender em que termos a música, para Susanne Langer, é interpretada à luz de uma Filosofia das Formas Simbólicas. Esta expressão, por sua vez, é a que designa o programa teórico de seu mestre, Ernst Cassirer. A teoria da arte que Langer propõe, em Filosofia em nova chave e em Sentimento e Forma, se pretende uma continuidade da crítica da cultura empreendida por Cassirer, a qual se fundamenta na ideia de que, uma vez demonstrada a necessidade do simbolismo (função psicológica sem a qual não há cultura), cabe à filosofia compreender e acompanhar o desenvolvimento histórico dos modos de manifestação do Espírito. A música, enquanto a mais abstrata das artes, é um modo particular de simbolismo cujo amadurecimento de sua forma interna desemboca no que chamamos hoje de música tonal. O tonalismo é o estágio em que a música atinge sua maior idade justamente por ter se mostrado capaz de operar a partir de leis próprias, sendo assim, o resultado de um longo processo de constituição da forma musical.

Abstract:

This article aims to understand in terms of music, for Susanne Langer, interpreted in the light of a Symbolic Forms Philosophy. This expression, in turn, is a project or theoretical program of its master, Ernst Cassirer. A theory of art that Langer proposes in Philosophy in the New Key and in Feeling and Form is thought to be a continuity of Cassirer’s critique of culture, an idea based on the conception that once the need for symbolism has been demonstrated (function without which there is no culture), it is up to philosophy to understand and follow the historical development of the modes of manifestation of the Spirit. The Music, while the most abstract of the arts, is a particular mode of symbolism, whose maturity is its internal way of transmitting in what we now call tonal music. The tonalism is the stage in which music reaches its older age only because it has been able to operate from the laws of execution, thus being the result of a long process of constitution of the musical form.

ISSN: 19844255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.23.3

Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/42271

Palavras-Chave: Susanne Langer. Música. Simbolismo. Forma.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

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