Hannah Arendt e a filosofia da existência: o fim da identidade entre Ser e Pensar

Ano 12 nº 24 2020 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Lucas Barreto Dias

Resumo:

Desenvolvo, neste artigo, o argumento de que o pensamento de Hannah Arendt se inscreve na tradição da filosofia da existência. Para tanto, utilizo como fio condutor a crítica à teoria da identidade entre Ser e Pensar. A partir disso, ponho em destaque elementos desta escola filosófica que permanecem e são incorporados pela pensadora em sua obra. A filiação de Arendt à filosofia da existência nos ajuda a compreender as raízes existenciais de temas centrais na teórica política arendtiana, a saber: os conceitos de contingência, pluralidade, liberdade e mundo.

Abstract:

In this article, I develop the argument that Hannah Arendt’s thought can be read in the tradition of the philosophy of existence. In order to explain it, I use as a guideline the critic of the theory of identity between Being and Thinking. From this, I highlight elements of this philosophical school that remain and are incorporated by the thinker in her work. Arendt’s affiliation with the philosophy of existence helps us to understand the existential roots of central themes in Arendtian political theory, namely: the concepts of contingency, plurality, freedom, and world.

ISSN: 19844255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.24.11

Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/43916

Palavras-Chave: Existência. Contingência. Pluralidade. Liberdade. Mundo.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.