Ensino de Filosofia e responsabilidade pelo mundo: aproximações (in) adequadas entre Paulo Freire e Hannah Arendt

Ano 12 nº 24 2020 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Ricardo George de Araújo Silva

Resumo:

O presente texto pretende discutir uma aproximação entre Hannah Arendt e Paulo Freire. Esta aproximação não nega as especificidades de cada autor e as fronteiras que demarcam seus interesses como pensadores. Assim, centramos a aproximação naquilo que nos parece ser uma interseção entre ambos, qual seja: uma noção de educação como responsabilidade pelo mundo e, neste contexto, discutiremos a relevância do ato de ensinar e do ensino de filosofia em específico. Tomamos como metodologia a exegese textual.

Abstract:

The present text intends to discuss an approach between Hannah Arendt and Paulo Freire. This approach doesn’t deny the specificities of each author and the limits that demarcate their interests as thinkers. Then, we centralize the approach in that what we seem to be an intersection between both, that it is: a notion of education as responsibility for the world and, in this context, we’re going to talk over the relevancy of the teaching act of teaching philosophy in specific. We take as methodology the textual exegesis.

ISSN: 19844255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.24.8

Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/44360

Palavras-Chave: Ensino de Filosofia. Educação. Mundo. Responsabilidade.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.