Insubmissão voluntária: Tirania, servidão e liberdade em La Boétie
Ano 12 nº 24 2020 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Marcio Ferreira Rodrigues Pereira
Resumo:
Em tempos de escalada autoritária ao redor do globo, em que as estruturas autocráticas que nos circundam parecem, por vezes, demasiado colossais, pode ser proveitoso mobilizar autores capazes de oferecer não apenas modos enfrentamento à tirania, mas modos que estejam ao alcance do indivíduo. O “Discurso da servidão voluntária”, de Étienne de La Boétie, segundo penso, insere-se dentro dessa perspectiva. Dentre outras coisas, fornece ferramentas potentes para o enfretamento da tirania tendo como ponto de partida os tiranizados, os próprios indivíduos. Nesse sentido, através do exame das noções de tirania, servidão e liberdade, o presente artigo deseja explorar essa chave de leitura da obra de La Boétie.
Abstract:
In times of authoritarian escalation around the globe, in which the autocratic structures that surround us sometimes seem too colossal, it can be beneficial to mobilize authors capable of offering not only ways of coping with tyranny, but ways that are within the reach of the individual. Étienne de La Boétie’s “Discourse on Voluntary Servitude”, I believe, falls within this perspective. Among other things, it provides powerful tools to face tyranny, taking as a starting point the tyrannized ones, the individuals themselves. In this sense, by examining the notions of tyranny, servitude and freedom, the present article wishes to explore this interpretation of La Boétie’s work.
ISSN: 19844255
DOI: DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.24.16
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/59965
Palavras-Chave: Tirania. Servidão. Liberdade. La Boétie.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.