Diógenes Laércio e a ética estoica

Ano 12 nº 24 2020 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: José Carlos Silva de Almeida

Resumo:

Este artigo apresenta conceitos importantes da ética estoica e suas conexões encontrados na versão de Diógenes Laércio no livro VII do Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Diferentemente de Cícero no livro III do De finibus, a formulação de Diógenes não é assinalada por habilidades retóricas e acaba por seguir o tecnicismo presente também no livro II das Éclogas de Ário Dídimo. Diógenes, sem se preocupar em dar uma feição mais de divulgação às exposições dos estoicos, não dissimula as dificuldades e as frequentes excentricidades da filosofia estoica, que por vezes apresenta raciocínios pouco sedutores e até mesmo tediosos.

Abstract:

This article presents important concepts of Stoic ethics and their connections found in the version of Diogenes Laetius in book VII of Lives and doctrines of the eminent philosophers. Unlike Cicero in book III of De finibus, Diogenes’ formulation is not marked by rhetorical skills and ends up following the technicality present in book II of Eclogues by Arius Didymus. Diogenes, without worrying about giving a more public appearance to Stoic exhibitions, does not hide the difficulties and frequent eccentricities of Stoic philosophy, which sometimes presents unattractive and even tedious reasoning.

ISSN: 19844255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.24.4

Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/43951

Palavras-Chave: Ética. Estoicismo. Diógenes Laércio.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.