Sobre a fragmentação do espaço lógico tractariano

Ano 12 nº 24 2020 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Marcos Silva

Resumo:

Defendo, neste trabalho, que os sistemas de proposições (Satzsysteme) do período intermediário da Filosofia de Wittgenstein representam o desenvolvimento da noção de espaço lógico tractariano depois do Problema da Exclusão das Cores. Pretendo, pois, tratar de algumas características essenciais destes sistemas emergentes, a saber: 1. a radicalização de um holismo já presente no Tractatus; 2. a exclusão por contrariedade, que mostra a insuficiência do padrão lógico da contradição em expressar exclusões conceitualmente mais sofisticadas; 3. a negação assimétrica, que permite a explosão de alternativas e marca a superação da bipolaridade tractariana; e 4. a obrigatória exaustão (completude) de possibilidades, ou seja, todas as possibilidades de articulação de elementos conceituais devem estar previstas em um sistema.

Abstract:

Here I defend that the systems of propositions (Satzsysteme) in the middle period of Wittgenstein’s Philosophy represent the development of the tractarian notion of logical space after the Color Exclusion Problem. I aim then to deal with some essential features of these emergent systems, namely: 1. the radicalization of a kind of holism to be found already in the Tractatus; 2. the exclusion by contrariety, which shows the insufficiency of contradictions in capturing finer conceptual exclusions; 3. the asymmetric negation, which allows the explosion of alternatives and overcomes the tractarian bipolarity; and 4. the mandatory exhaustion (completeness) of possibilities, i.e., all possible articulation of conceptual elements must be totally provided in a system.

ISSN: 19844255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.24.18

Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/43499

Palavras-Chave: Espaço Lógico. Filosofia da Lógica. Wittgenstein. Sistema de proposições. Holismo.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.