Direitos Humanos na Antígona, de Sófocles

Ano 12 nº 24 2020 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: José Gabriel Trindade dos Santos

Resumo:

O objetivo deste texto é propor uma análise da Ode ao Homem que justifique a sua relevância como anúncio do drama que se desenrola em cena e diagnóstico dos riscos que impendem sobre toda a ação humana. Como senhor da Natureza, o Homem afirma a sua supremacia pelo domínio da “técnica” que, pela linguagem e pensamento, lhe permite fundar cidades e criar o Direito, a Política e a Medicina. Deverá, porém, ficar atento aos riscos que corre, pois a técnica potencia a sua capacidade de produzir tanto o bem, quanto o mal.

Abstract:

This paper aims to present an analysis of the “Ode to Man” justifying its relevance as an announcement of the drama performed on stage and a diagnostic on the risks of human action. Reigning over Nature Man asserts his supremacy through his use of thought and language which allow him to found cities and invent the political, legal and medical arts. He is, however, warned of the perils of technology for its use maximizes his ability to act toward right or wrong ends.

ISSN: 19844255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.24.1

Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/60309

Palavras-Chave: Tragédia Grega. Sófocles. Antígona. Ode ao Homem. Arte. Técnica.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.