Corpo/corporeidade e ciência/tecnologia: encontros e/ou desencontros?
Ano 13 nº 25 2021 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Wagner Wey Moreira; Rafael Guimarães Botelho
Resumo:
O presente escrito, caracterizado como reflexivo, procura analisar as ideias que se podem reconhecer numa lógica de aproximações e ou contradições entre os elementos constitutivos dos temas corpo/corporeidade e ciência/tecnologia num momento de pandemia que assola a sociedade. Para tanto, serão contrapostos argumentos, numa perspectiva axiológica, de elementos presentes no criar e operacionalizar tecnologia e de perceber e vivenciar a corporeidade. Os argumentos enfatizam que para associar adequadamente os dois temas é necessário o redimensionamento da percepção do corpo. Espera-se, com esta forma de um raciocínio lógico e sensível, contribuir para a análise das relações dos seres humanos no caminhar para a possibilidade de (re)surgimento da importância do humano no homem.
Abstract:
The present writing, characterized as reflective, seeks to analyze the ideas that can be recognized in a logic of approximations and or contradictions between the constituent elements of the themes body/corporeality and science/technology in a pandemic moment that is plaguing society. Therefore, arguments will be opposed, in an axiological perspective, of elements present in the creation and operationalization of technology and of perceiving and experiencing corporeality. The arguments emphasize that to properly associate the two themes, it is necessary to resize the perception of the body. It is hoped, with this form of logical and sensitive reasoning, to contribute to the analysis of the relationships of human beings in the walk towards the possibility of (re)emergence of the importance of the human in man.
ISSN: 19844255
DOI: 10.36517/Argumentos.25.22
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/60063
Palavras-Chave: Corpo. Corporeidade. Ciência. Tecnologia.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.