Governamentalidade e pilotagem na antiga Grécia: uma análise foucaultiana

Ano 13 nº 25 2021 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Fabiano Incerti

Resumo:

A partir do pensamento de Foucault, este artigo pretende mostrar alguns pontos de intersecção, na antiga Grécia, entre a pilotagem, vinculada à metáfora navegação e a noção de governamentalidade. Passando pelo governo de si mesmo, pelo governo político e pela medicina, que são para o pensador francês, as três atividades que se aproximam da arte de comandar um navio, veremos como esta ocupou um espaço significativo na literatura e na vida social grega, com alcances e funções bem definidas. Com inteligência, destreza e, principalmente, sabendo reconhecer a direção dos ventos e a orientação que indicam os astros, o piloto é aquele que possui a te?khne capaz de conduzir a embarcação, que primeiramente é o próprio sujeito e depois que são os outros, até um porto seguro.

Abstract:

Based on Foucault’s thinking, this article intends to show intersecting points in Ancient Greece,  between piloting, connected to the navegation metaphor and the notion of governamentality. Going through one’s own government, political government and medicine,  which to the French thinker, are the three activities that come closest to the art of driving a boat, we see how this took up significant space in Greek literature and social life, with well-defined ranges and functions. With intelligence, skill, and especially knowing how to recognize wind  direction, and orientation from stars, the pilot is whoever has enough techne to lead the ship, which primarily is the subject itself and afterwards, it’s the other, until an eventual safe haven.

ISSN: 19844255

DOI: 10.36517/Argumentos.25.20

Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/50162

Palavras-Chave: Pilotagem. Governamentalidade. Michel Foucault.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.