As personagens femininas na ficção cética de Machado de Assis

Ano 13 nº 25 2021 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Daniel Benevides Soares

Resumo:

O presente artigo tem por objetivo apresentar o papel das personagens femininas na ficção cética de Machado de Assis. Toma-se por base a interpretação de José Raimundo Maia Neto. Segundo o autor, essa ficção cética apresenta o desenvolvimento de um narrador ao longo das obras de Machado. O artigo divide-se em três momentos. No primeiro, apresenta-se em linhas gerais o tipo de ceticismo presente na obra de Machado segundo Maia Neto. No segundo, discute-se de modo geral os significados abrangentes das personagens femininas nesse contexto. No terceiro, são analisadas individualmente algumas das personagens machadianas.

Abstract:

This paper aims to present the role of female characters in the skeptical fiction of Machado de Assis. We take as a basis the interpretation of José Raimundo Maia Neto. According to the author, this skeptical fiction presents the development of a narrator throughout Machado’s fiction. The article is divided into three parts. In the first, the type of skepticism present in Machado’s work according to Maia Neto is presented in its most important elements. In the second, the comprehensive meanings of female characters in this context are discussed in general. In the third, some of the Machado’s characters are analyzed individually.

ISSN: 19844255

DOI: 10.36517/Argumentos.25.16

Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/61508

Palavras-Chave: Machado de Assis. Personagens femininas. Ceticismo.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.