Injustiça testemunhal em Recordações do escrivão Isaías Caminha: um estudo sobre os efeitos dos vícios epistêmicos

Ano 13 nº 25 2021 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: José Renato Salatiel

Resumo:

Neste artigo argumentamos que a injustiça testemunhal, conforme teorizada por Fricker (2007), é uma categoria de vício epistêmico cujos efeitos prejudiciais são muito mais vastos e profundos sobre a vida intelectual. Para isso, analisamos casos de injustiça testemunhal causados por preconceito racial no romance Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909), do escritor carioca Lima Barreto. O objetivo é mostrar como a injustiça testemunhal, entendida como um tipo de vício epistêmico, pode ter consequências negativas que afetam não somente os processos de inquirição, mas valores humanos. O presente artigo divide-se em duas seções. Na primeira classificamos a injustiça epistêmica como um tipo de vício epistêmico a partir da perspectiva de seus efeitos, com base nas obras de Fricker e Cassam (2019). A segunda seção é dedicada ao exame do referido romance de Lima Barreto, visando uma aplicação prática das teorias discutidas na seção anterior.

Abstract:

In this paper we argue that testimonial injustice, as theorized by Fricker (2007), is a category of epistemic vices whose harmful effects on the intellectual life are far vast and deep than others. To achieve this, we analyze cases of testimonial injustice caused by racial prejudice in the novel Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909), written by Brazilian author Lima Barreto. The objective is to show how testimonial injustice, understood as a kind of epistemic vice, has negative consequences which affect not only  the  process of inquiry but human values. This article is divided  into  two sections. In the first, we classify  epistemic injustice as a type of epistemic vice, with regard to its effects, based on the works of Fricker and Cassam (2019). The second section is  dedicated to an examination of the aforementioned novel of  Lima Barreto, with the aim of providing a practical application of the theories discussed previously.

ISSN: 19844255

DOI: 10.36517/Argumentos.25.15

Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/61507

Palavras-Chave: Injustiça testemunhal. Vícios epistêmicos. Preconceito racial. Epistemologia social. Lima Barreto.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.