Filosofia brasileira: marcos teóricos

Ano 13 nº 25 2021 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: José Mauricio de Carvalho

Resumo:

Nesse trabalho estão os marcos teóricos utilizados pelos pensadores ligados à escola culturalista para fazer o estudo da filosofia brasileira. Procura-se mostrar que, à parte do trabalho acadêmico de comentar textos clássicos, fica para nós o desafio de pensar filosoficamente a partir de nossa própria perspectiva. Daí surge um segundo desafio que é o de estudar e compreender os pensadores que se dedicaram a pensar a filosofia no Brasil.

Abstract:

In this work are the theoretical frameworks used by the thinkers connected to the Brazilian cultural school to study the Brazilian philosophy. It is tried to show that, aside from the academic work of commenting classic texts, we have the challenge of thinking philosophically from our own perspective. Hence a second challenge is to study and understand the thinkers who dedicated themselves to thinking philosophy in Brazil.

ISSN: 19844255

DOI: 10.36517/Argumentos.25.6

Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/61491

Palavras-Chave: Filosofia brasileira. Culturalismo. Tradição Filosófica.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.