A evolução cética da filosofia na ficção de Machado de Assis ao longo de quatro encontros na Rua do Ouvidor

Ano 13 nº 25 2021 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: José Raimundo Maia Neto

Resumo:

São analisados no artigo quatro encontros na Rua do Ouvidor do narrador ficcional e protagonista de quatro narrativas de Machado de Assis. As narrativas são examinadas diacronicamente de modo a mostrar a evolução de uma perspectiva cética ao longo da ficção machadiana. Cada encontro sinaliza uma etapa na construção dessa perspectiva. No Primeiro Encontro são apresentadas as condições prévias ao surgimento da perspectiva cética na segunda fase. Examine-se o conto Felicidade pelo Casamento publicado no início da primeira fase da obra do escritor, no qual a aparência se contrapõe à realidade, caracterizando uma perspectiva dogmática. No Segundo Encontro, destacado das Memórias Póstumas de Brás Cubas, romance que inicia a segunda fase e a perspectiva cética, a aparência penetra até o âmago da realidade, caracterizando uma perspectiva pascaliana. No Terceiro Encontro, flagrado no romance Dom Casmurro, a aparência obscurece a realidade, caracterizando uma perspectiva cética clássica. Enfim, no Quarto Encontro, presente no último romance de Machado, o Memorial de Aires, a aparência é o objeto e alvo último da percepção, caracterizando uma perspectiva cética-estética original machadiana. O artigo começa com uma apresentação da importância da Rua do Ouvidor na obra de Machado em geral.

Abstract:

Four meetings of the narrator/protagonist on Ouvidor street (Rio de Janeiro city) in four Machado de Assis’ stories are examined diachronically in order to show the evolution of a skeptical perspective in his fiction. Each meeting indicates a step in the construction of this perspective. The first meeting occurs in the short story Happiness through marriage, one of Machado’s earliest ones. It exhibits the antecedent conditions to the development of the skeptical perspective along the second phase of Machado’s literary production, namely, a dogmatic view opposing false appearance to true reality. The second meeting is extracted from The Posthumous Memoirs of Brás Cubas, the novel that marks the beginning of Machado’s second and skeptical phase. The meeting shows the false appearances penetrating and corrupting true reality, characterizing a Pascalian perspective. In the third meeting, from Dom Casmurro, appearance obscures reality, characterizing a classic skeptical perspective. Finally, in the fourth meeting, pointed out in Machado’s last novel, Counselor Ayres’s Memorial, appearance is the object of perception, which no longer attempts to reach a hidden reality, characterizing an original Machadian aesthetic kind of skepticism. The article begins with general remarks about the relevance of Ouvidor street in Machado de Assis’ work.

ISSN: 19844255

DOI: 10.36517/Argumentos.25.5

Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/61496

Palavras-Chave: Machado de Assis. Rio de Janeiro. Ceticismo. Pascal. Estética.

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