Fazer filosofia no Brasil: civil, prática, transformadora, nossa

Ano 13 nº 25 2021 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: José Crisóstomo de Souza

Resumo:

Tomando como ponto de partida a questão fazer filosofia no Brasil, o artigo trata de desenvolver algumas contribuições à progressão do debate nacional sobre o assunto. Passa da questão de fazer filosofia à da impopularidade do nacional na nossa comunidade filosófica acadêmica. Em seguida discute brevemente dois exemplos de elaboração filosófica brasileira: 1) o neopirronismo de Oswaldo Porchat Pereira, como apropriação de uma tradição filosófica histórica grega que poderia entre nós desembocar num tipo de deflacionismo prático, e 2) o pragmatismo jovem-hegeliano, radical, político, de Roberto Mangabeira Unger. Ao final, o artigo apresenta um recorte de um ponto de vista prático-poiético próprio, em diálogo reconstrutivo com o materialismo prático-produtivo de Marx.

Abstract:

Taking as a starting point the question of doing philosophy in Brazil, the paper develops a contribution to the progression of a national debate about the topic. It passes from the question of doing philosophy to that of the unpopularity of the national in our academic philosophical community. Then it briefly discusses two examples of Brazilian philosophical work: 1) the neo- -Pyrrhonism of Oswaldo Porchat Pereira, as an appropriation of a Greek historical philosophical tradition that could develop among us into a practical deflationism, and 2) the radical, political, Young-Hegelian pragmatism of Roberto Mangabeira Unger. Finally, the article presents an outline of a poietic-pragmatic philosophical point of view, in reconstructive dialogue with Marx’s practical-productive materialism.

ISSN: 19844255

DOI: 10.36517/Argumentos.25.2

Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/61489

Palavras-Chave: Fazer filosofia brasileira. Pós-pirronismo porchatiano. Hegeliano-pragmatismo mangabeiriano. Ponto de vista filosófico prático-poiético.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.