O que é um objeto de arte?

Ano 13 nº 26 2021 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Rodrigo Cid

Resumo:

O objetivo deste texto é apresentar o problema da definição de objeto de arte e algumas teorias que tentam fornecer uma resposta, tal como suas vantagens e desvantagens. Apresentamos também o problema da distinção entre objeto de arte e objeto de artesanato, tal como as desvantagens e vantagens de possíveis critérios para essa distinção. Essa discussão é importante, pois integra uma sub-área da filosofia, que é a metafísica da arte, numa discussão fundamental, para estabelecermos a natureza de grande parte dos objetos da apreciação estética. Ainda que não apontemos para uma resposta definitiva a essas questões, mostramos as dificuldades de várias respostas, trazendo um conhecimento negativo, sobre quais teorias e argumentos não funcionam, para a filosofia.

Abstract:

Our intention here is to present the problem of the definition of an art object and some of the theories that try to provide an answer, as well as its advantages and disadvantages. We also present the problem of the distinction between art object and craft object, as well as the disadvantages and advantages of possible criteria for this distinction. This discussion is important because it integrates a subarea of philosophy – which is the metaphysics of art – into a fundamental discussion to establish the nature of most objects of aesthetic appreciation (art objects). Although we do not point to a definitive answer to these questions, we show the difficulties of various answers, bringing a negative knowledge (about which theories and arguments do not work) for philosophy.

ISSN: 19844255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.26.3

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/60652

Palavras-Chave: Filosofia da Arte. Definição de Objeto de Arte. Distinção entre Arte e Artesanato.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.