Elenchos e educação moral no Sofista de Platão

Ano 13 nº 26 2021 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: José Wilson da Silva

Resumo:

Uma das características marcantes de Sócrates é o seu modo de examinar. Através da investigação apoiada em uma série de perguntas intercaladas por respostas de um interlocutor, Sócrates segue um caminho de negação das teses que lhes são apresentadas até chegar a um total impasse nesta busca. Sócrates chama de elenchos (refutação) ao seu procedimento habitual e ficou bem conhecido pelo o que nos é apresentado nos primeiros diálogos de Platão. Por outro lado, há no diálogo Sofista, na sexta definição, a associação do elenchos à atividade sofística e, ainda, é apresentado como um método educacional. Estes dois casos são matéria de debate entre os estudiosos, que consideram que o elenchos nesta passagem do Sofista não é o mesmo método dos primeiros diálogos de Platão, principalmente, por ser considerado um método educacional; já o elenchos dos primeiros diálogos serviria apenas para mostrar que o interlocutor sustenta opiniões conflitantes sobre os assuntos morais. Pretendemos, portanto, mostrar que Platão não está apresentando uma nova compreensão do elenchos e, ainda, que já era pensado como um método educacional em diálogos anteriores.

Abstract:

One of Socrates' striking features is his way of inquiring. Through investigation supported by a series of questions interspersed with the answers of an interlocutor, Socrates follows a path of negation of the theses presented to them until reaching a total impasse in this search. Socrates calls elenchos (refutation) his usual procedure and it was well known for what is presented to us in Plato's first dialogues. On the other hand, in the Sophist dialogue, in the sixth definition, the association of elenchos with sophistic activity is also presented as an educational method. These two cases are a matter of debate among scholars, they consider that the elenchos in this passage of the Sophist is not the same method as Plato's first dialogues, mainly because it is considered an educational method; but the elenchos of the first dialogues would only serve to show that the interlocutor holds conflicting opinions on the moral issues We pretend, therefore, to show that Plato is not presenting a new understanding of the elenchos and yet that it was already thought of as an educational method in previous dialogues.

ISSN: 19844255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.26.4

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/67912

Palavras-Chave: Platão. Sofista. Refutação. Educação Moral. Ignorância.

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