Qual a força do juramento? Dom Casmurro de Machado de Assis

Ano 13 nº 26 2021 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Ronaldo Filho Manzi

Resumo:

Há centenas de leituras sobre a clássica obra de Machado de Assis Dom Casmurro. Não buscamos aqui fazer uma análise das leituras desta obra. Partimos de uma interpretação que se baseia na reflexão de Giorgio Agamben (O sacramento da linguagem) sobre o problema do destino/juramento/perjúrio/maldição. Será justificado ao longo do texto porque a escolha da obra de Assis para uma análise do que nos traz Agamben. Mostraremos que o tema central de Dom Casmurro, no fundo, é a questão do juramento/perjúrio. O que nos intriga é: se trata de uma comédia ou uma tragédia?

Abstract:

There are hundreds of readings of Machado de Assis classic work Dom Casmurro. We do not seek here to analyze the readings of this works. We start from an interpretation that is based on Giorgio Agamben’s thinking (The sacrament of language) dealing with the problem of fate/oath/perjury/curse. It will be justified throughout the text because the choice of Assisi’s work for an analysis of what Agamben brings to us. We will show that Dom Casmurro’s central theme, in essence, is the issue of oath/perjury. What intrigues us is: is it a comedy or a tragedy?

ISSN: 19844255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.26.8

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/61725

Palavras-Chave: Juramento. Maldição. Perjúrio. Assis. Agamben.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.