Benedito Nunes, leitor de Foucault: entre as palavras e as coisas, entre Belém e Paris

Ano 14 nº 27 2022 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Ernani Chaves

Resumo:

Ao precisar sair do Brasil por problemas com o regime militar, Benedito Nunes chegou em Paris em 1967, um ano depois da publicação de As palavras e as coisas, ou seja, em plena onda estruturalista. O objetivo deste artigo é mostrar o impacto do livro de Foucault sobre Benedito Nunes, cujo resultado imediato foi a publicação, em 1968, da primeira resenha sobre o livro publicada no Brasil. Além disso, pretendo não apenas reconstituir os argumentos mais importantes dessa leitura mas também, ao mesmo tempo, compreender sua importância e sua originalidade, por contraste com a interpretação de Roberto Machado. O pano de fundo, memorialístico, é o Brasil da ditadura militar e do jovem aluno de Benedito Nunes, autor desse artigo.

Abstract:

When he needed to leave Brazil due to problems with the military regime, Benedito Nunes arrived in Paris in 1967, a year after the publication of The Order of Things, that is, in the middle of a structuralist wave. The purpose of this article is to show the impact of Foucault's book on Benedito Nunes, whose immediate result was the publication, in 1968, of the first review of the book published in Brazil. Furthermore, I intend not only to reconstitute the most important arguments of this reading but also, at the same time, to understand its importance and its originality, in contrast to Roberto Machado's interpretation. The backdrop is the Brazil of the military dictatorship and the memories of the young student of Benedito Nunes, author of this article.

ISSN: 1984-4255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.27.3

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/71596

Palavras-Chave: Arqueologia. Ciências humanas. Linguagem.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.