Quid sit bene dictum
Ano 14 nº 27 2022 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Pedro Paulo da Costa Coroa
Resumo:
O nosso objetivo com este artigo é mostrar que a relação entre filosofia e crítica literária, em Benedito Nunes, mais que uma vocação pessoal, é o pendor natural às boas práticas, tanto filosóficas quanto as literárias, em sentido amplo. Estamos falando de uma congeneridade originária, como afirma o próprio Benedito Nunes. E essa perspectiva se consolida no pensamento moderno graças a Kant e suas críticas, sobretudo sua Kritik der Urteilskfraft, obra que altera os rumos da história da filosofia ao deslocar seu centro da ciência para a estética.
Abstract:
Our objective with this article is to show that the relationship between philosophy and literary criticism, in Benedito Nunes, more than a personal vocation, is the natural tendency to good practices, both philosophical and literary, in a broad sense. And this perspective is consolidated in modern thought thanks to Kant and his criticisms, especially his Kritik der Urteilskraft, work that changes the course of the history of philosophy by shifting its center from science to aesthetics.
ISSN: 1984-4255
DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.27.4
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/71635
Palavras-Chave: Philosophy. Literature. Aesthetics. Criticism.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.