O belo na poesia de Carlos Drummond na perspectiva filosófica de Benedito Nunes

Ano 14 nº 27 2022 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Jose Roberto Gomes; Michele Meneses da Silva

Resumo:

Este artigo tem como objetivo principal compreender em que consiste o belo na poesia pela perspectiva filosófica de Benedito Nunes a partir dos poemas de Carlos Drummond de Andrade. Especificamente faremos o percurso que fizeram alguns filósofos na sua discussão sobre o que é o belo para em seguida demonstrar como o pensamento de Heidegger influenciou o modo de pensar filosófico de Benedito Nunes e por fim demonstrar como a poesia expressa o mundo sensível pelos poemas de Carlos Drummond de Andrade, percebendo a relação com os aspectos filosóficos e literários e de como o Belo se configura nesse contexto. Para o alcance dos objetivos optamos em realizar uma pesquisa descritiva e bibliográfica, seguindo o percurso teórico de Benedito Nunes, a partir da obra Crivo de Papel (1998). A pesquisa dialoga com duas grandes áreas humanas Filosofia e Literatura estão interligadas ao falarmos sobre a poesia, e de como o Belo como está presente de forma particular na nossa experiência sensível.

Abstract:

The main objective of this article is to understand what is beautiful in poetry from the philosophical perspective of Benedito Nunes based on the poems of Carlos Drummond de Andrade. Specifically, we will take the path that some philosophers made in their discussion of what is beautiful, and then demonstrate how Heidegger's thought influenced Benedito Nunes 'philosophical way of thinking and finally demonstrate how poetry expresses the sensitive world by Carlos' poems. Drummond de Andrade, realizing the relationship with the philosophical and literary aspects and how Belo is configured in this context. To achieve the objectives, we opted to carry out a descriptive and bibliographic research, following the theoretical path of Benedito Nunes, from the work Crivo de Papel (1998). The research dialogues with two major human areas Philosophy and Literature are interconnected when we talk about poetry, and how the Beautiful as it is present in a particular way in our sensitive experience.

ISSN: 1984-4255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.27.6

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/70680

Palavras-Chave: Belo. Poesia. Filosofia. Carlos Drummond. Benedito Nunes.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.