Tensão doxástica

Ano 14 nº 27 2022 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Frank Thomas Sautter

Resumo:

Baggini e Stangroom (2006) introduzem, informalmente, a noção de tensão no sistema de crenças de uma pessoa. Proponho uma formalização desta noção na Lógica Sentencial Clássica, cujo resultado é uma medida da tensão de um conjunto de sentenças. Esta formalização utiliza a noção de informação semântica.

Abstract:

Baggini and Stangroom (2006) informally introduce the notion of tension in the system of beliefs of a person. I propose a formalization of this notion in the Classical Sentential Logic; it results in measuring the tension of a set of sentences. This formalization uses the notion of semantic information.

ISSN: 1984-4255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.27.10

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/71294

Palavras-Chave: Coerência lógica. Informação semântica. Medida. Raciocínio sofisticado.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.