Um medalhão para fortuna e uma virtù para Pandora: Maquiavel e Machado de Assis

Ano 14 nº 27 2022 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Daniel Soares

Resumo:

Propõe-se um paralelo entre Machado de Assis e Maquiavel. Para tanto, dividiu-se o artigo em quatro seções. Na primeira, apresentam-se duas relações possíveis entre Machado de Assis e a filosofia: uma leitura da não relação e uma leitura da relação. Na segunda, discute-se a interpretação de Margutti sobre a relação entre Machado e a filosofia. Na terceira, toma-se a leitura de Maia Neto da ficção machadiana. Na quarta seção, constrói-se o paralelo entre Machado e Maquiavel tendo como base os conceitos apresentados nas etapas anteriores. Finaliza-se com um balanço do paralelo.

Abstract:

This paper proposes a parallel between Machado de Assis and Machiavelli. Therefore, the paper was divided into four sections. In the first, two possible relationships between Machado de Assis and philosophy are presented: a reading of non-relationship and a reading of relationship. The second part discusses Margutti's interpretation of the relationship between Machado and philosophy. In the third stage, Maia Neto's reading of Machado's fiction is presented. In the fourth section, the parallel between Machado and Machiavelli is built based on the concepts presented in the previous steps. It ends with a discussion of the parallel.

ISSN: 1984-4255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.27.14

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/71835

Palavras-Chave: Machado de Assis. Maquiavel. Literato-filósofo. Ficção cética. Virtù. Fortuna.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.