Releituras do simbólico e da Lei na teoria de gênero de Judith Butler

Ano 14 nº 27 2022 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: André Luiz dos Santos Paiva

Resumo:

O artigo discute como os conceitos de simbólico e Lei aparecem na construção da teoria de gênero de Judith Butler. Explicita-se como a autora recorre ao conceito de proibição como marco de análise, de forma que se produz uma inflexão entre seu pensamento e a psicanálise. Além disso, se analisa como é realizada a articulação entre psiquismo e poder em Butler, momento no qual ela estabelece um diálogo com Michel Foucault. Assim, a partir uma proposição que mescla aspectos do psiquismo com dinâmicas de funcionamento do poder, Butler realiza uma releitura da teorização lacaniana tradicional sobre o simbólico, com a finalidade de visibilizar processos de resistência que permitem a reconfiguração do simbólico e da cultura, empreendimento que pode ser aproximado ao realizado por Deleuze e Guattari, ainda que Butler recuse uma aproximação teórica com esses autores.

Abstract:

The article discusses how the concepts of symbolic and Law appear in the construction of Judith Butler's theory of gender. It explains how the author uses the concept of prohibition as a framework for analysis, so that an inflection between her thinking and psychoanalysis is produced. In addition, it analyzes how the articulation between the psychic and power is carried out in Butler, when she establishes a dialogue with Michel Foucault. Thus, based on a proposition that mixes aspects of the psyche with dynamics of the functioning of power, Butler performs a re-reading of traditional Lacanian theorizing about the symbolic, with the purpose of making visible processes of resistance that allow the reconfiguration of the symbolic and of culture, an undertaking that it can be approximated to that carried out by Deleuze and Guattari, although Butler refuses a theoretical approximation with these authors.

ISSN: 1984-4255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.27.15

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/71592

Palavras-Chave: Teoria de gênero. Lacan. Simbólico. Resistências. Cultura.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.