Verticalidade e horizontalidade de sentido em Wittgenstein

Ano 14 nº 28 2022 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Lauro de Matos Nunes Filho; Renato Mendes Rocha

Resumo:

Nesse artigo apresentamos uma interpretação para a mudança da noção de sentido no Tractatus Logico-Philosophicus para a noção de significado nas Investigações Filosóficas. Para nós, esta mudança de direção se baseia na mudança ontológica que ocorre entre as duas fases. No Tractatus Wittgenstein desenvolve uma ontologia extensional, enquanto nas Investigações recorre a uma ontologia intensional. Acreditamos que essa mudança ocorre porque Wittgenstein realiza uma internalização da ontologia na linguagem, o que não ocorria na primeira fase. Esta internalização da ontologia é o que chamamos de horizontalização do significado. Em oposição a esta horizontalização do significado vemos no Tractatus uma verticalização do sentido como resíduo do referencialismo fregeano. Veremos que tal mudança deve-se à implementação da noção de significado como uso (Gebraucht).

Abstract:

In this paper we propose a new reading to the notion of sense in the Tractatus Logico-Philosophicus to a notion of meaning in the Philosophical Investigations. For us, this move is grounded on the ontological shift that occurs between the two phases. In the Tractatus Wittgenstein develops an extensional ontology, whereas in the Investigations he makes use of an intensional ontology. We believe that this change occurs because Wittgenstein carries out an internalization of the ontology in the language, which did not occur in the first phase. This internalization of an ontology is what we will call the horizontalization of meaning. In contrast to this horizontalization of meaning there is in the Tractatus a verticalization of sense as a residue of Fregean referentialism. As we will see, this change is the result of the implementation of the notion of meaning as use (Gebraucht).

ISSN: 1984-4255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.28.4

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/78047

Palavras-Chave: Sentido. Ontologia. Jogos de Linguagem. Significado como uso.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.