Crítica à instrumentalização do homem

Ano 14 nº 28 2022 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Tiago Xavier

Resumo:

Este trabalho pretende apresentar algumas críticas à ideia de instrumentalização do homem, que se dá a partir de uma tecnologia antropológica de reformulação das qualidades da espécie humana (antropotécnica), vista como instrumento de aprimoramento por ter o potencial de reprogramar e modificar a biologia humana. Nessa toada, destacaremos a necessidade de uma moralização da natureza humana diante do potencial desta tecnologia. 

Abstract:

This work intends to present some criticisms to the idea of the instrumentalization of man, which is based on an anthropological technology for the reboot of the qualities of the human species (anthropotechnics), seen as an improvement tool because it has the potential to remake and modify human biology. In this manner, we will highlight the need for a moralization of human nature in face of the potential of this technology.

ISSN: 1984-4255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.28.7

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/78377

Palavras-Chave: Antropotécnica. Instrumentalização. Aprimoramento-humano. Crítica.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.