Perspectivas sobre seres humanos na Filosofia Chinesa e seu significado histórico como causa da inovação educacional no Vietnã atualmente

Ano 14 nº 28 2022 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Nguyen Thi Quyet

Resumo:

A China é conhecida como o berço da civilização humana. Desde os tempos antigos, este lugar alcançou muitas realizações e brilhantes desenvolvimentos em todos os campos da vida social, especialmente na filosofia. Durante o processo de formação e desenvolvimento, a filosofia chinesa tomou como objeto de estudo as pessoas e as questões relacionadas ao ser humano. As teorias sobre as pessoas são muito ricas e diversas para esclarecer as questões humanas nos mais diversos aspectos. Os pontos de vista filosóficos chineses sobre as pessoas são difundidos, afetando e influenciando muitos outros países da região, incluindo o Vietnã. O artigo utiliza a metodologia da dialética materialista com princípios de abrangência, desenvolvimento, história específica e métodos de comparação, análise e síntese para esclarecer os conteúdos básicos da questão humana na filosofia chinesa antiga, traçando assim seu significado histórico para a causa da inovação educacional atual no Vietnã por meio do desenvolvimento de políticas para detectar, promover, treinar e empregar talentos. O foco está na educação moral e a considera como uma tarefa básica de todos os processos educativos. Enseja promover como particularmente importante o papel do professor em todo o processo educativo e construir um sistema rico e dinâmico de métodos de ensino para alcançar a mais alta eficiência no processo educacional.

Abstract:

China is known as a cradle of human civilization. Since ancient times, this place has achieved many brilliant development achievements in all fields of social life, especially philosophy. During the process of formation and development, Chinese philosophy has taken people and human-related issues as the object of study. Theories on people are very rich and diverse in order to clarify the human issues in many different aspects. Chinese philosophic viewpoints on people are widespread, affecting and influencing many other countries in the region, including Vietnam. The article uses the methodology of the materialistic dialectics with principles of comprehensiveness, development, specific history and methods of comparison, analysis and synthesis to clarify the basic contents of the human issue in ancient Chinese philosophy, thereby, drawing its historical significance for the cause of current educational innovation in Vietnam through the development of policies on detecting, fostering, training and employing talents; focusing on moral education, considering moral education as the basic task of all educational processes; promoting the particularly important role of the teacher in the entire educational process; and building a rich and lively system of teaching methods to achieve the highest efficiency in the educational process.

ISSN: 1984-4255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.28.8

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/78054

Palavras-Chave: Questão humana. Filosofia Chinesa. Inovação Educacional. Vietnã.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.